quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Papa lembra responsabilidade missionária de cada católico

Dia Mundial das Missões 2016 vai ser celebrado no próximo domingo
Foto: OMP
O Papa recordou hoje no Vaticano a celebração do Dia Mundial das Missões, que a Igreja vai assinalar este domingo, apelando ao compromisso missionário de cada católico.
Irmãos e irmãs, no próximo domingo vamos celebrar o Dia Mundial das Missões, ocasião preciosa para refletir sobre a urgência do compromisso missionário da Igreja e de cada cristão”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Também nós somos chamados a evangelizar no ambiente em que vivemos e trabalhamos”, acrescentou Francisco, falando a cerca de 35 mil peregrinos.
A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2016, divulgado em maio deste ano, sublinhava a importância da evangelização em contextos de dificuldades, saudando a “crescente presença feminina” na ação missionária da Igreja Católica.
“Sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina”, refere Francisco.
O texto intitulado ‘Igreja missionária, testemunha de misericórdia’ assinala que muitas mulheres, leigas ou consagradas, estão empenhadas em vários campos da missão, desde “o anúncio direto do Evangelho ao serviço sociocaritativo”.
Ao lado da obra evangelizadora e sacramental dos missionários, aparecem as mulheres e as famílias que entendem, de forma muitas vezes mais adequada, os problemas das pessoas e sabem enfrentá-los de modo oportuno e por vezes inédito”, sublinha.
Francisco elogia, a este respeito, uma acrescida atenção “centrada mais nas pessoas do que nas estruturas” e o “cuidado dos pobres”, a “capacidade de empatia com os mais pequenos, os descartados, os oprimidos”.
A mensagem liga o Dia Mundial das Missões de 2016 à celebração do Jubileu da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), convidando os católicos a “levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus a toda a família humana “.
O Dia Mundial das Missões cumpre este ano o seu 90.º aniversário e o Papa Francisco recorda que as dioceses católicas são chamadas a destinar as ofertas que se recolhem nessa data às “comunidades cristãs necessitadas de ajuda”.
Agência ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.