domingo, 13 de outubro de 2013

Quereis fazer da catequese um momento de encontro com Jesus e os vossos colegas?





15 horas da tarde do dia 12 de Outubro. Igreja Paroquial de Tarouca.
Começa a Eucaristia com a qual se dava início ao novo ano catequético.
Igreja cheia, embora faltasse muita gente.
Antes de tudo, fora distribuído o Boletim Paroquial por cada pessoa presente com o programa, atividades, essência da catequese.
A projecção apoiou a Eucaristia. No início, a projecção de um cântico alegre que propunha o seguimento de Cristo.
As leituras foram feitas por catequistas. Já no início da Eucaristia, a coordenadora refletia com a comunidade sobre o sentido da catequese cujo centro só pode ser Cristo.
Na homilia, o celebrante pediu que, como os cegos que foram até Cristo, cada catequizando, cada família e a comunidade paroquial caminhassem para Cristo, abrindo-lhe o coração. Ele a todos espera e acolhe cada um. Apresentou ainda caminhos de colaboração entre as famílias e a catequese.
Antes do Pai Nosso, catequistas, apresentados pelo pároco, e crianças fizeram o respectivo compromisso, logicamente de acordo com a situação própria de cada uma delas.
No fim da  Comunhão, foi a vez dos pais fazerem o seu compromisso, seguindo os dez mandamentos dos pais com filhos na catequese.
No fim da Eucaristia, duas catequistas apresentaram à comunidade a calendarização das atividades catequéticas.
Chamaram-se então os catequizandos que, com o seu catequista, se dirigiram ao Centro Paroquial para um 1º encontro.
Enquanto isso, o pároco e a coordenadora da catequese estiveram reunidos com os pais que escolheram o seu representante no Conselho Pastoral e abordaram-se outros assuntos de interesse. Em seguida, houve um tempo para atendimento individualizado.
Foi uma abertura de catequese muito bonita e sobretudo muito válida; conseguiu-se transmitir a importância da catequese sem se demorar. No final, muitos pais manifestaram a sua satisfação.

7º, 8º, 9º e 10º anos
com o Youcat
O Catecismo Jovem da Igreja Católica - Youcat -  será o companheiro dos 7º, 8º, 9º e 10º anos de Catequese.
Claro que não será para seguir a eitinho. Seguiremos o programa nacional, situando-o e contextuando-o no Youcat. É um trabalho longo e moroso que está a ser feito para que os catequistas tenham um instrumento de trabalho com que possam lidar facilmente. Aliás os queixumes contra os catecismos nacionais chegam de todos os lados. Difíceis, complicados, inadaptados.
Também esta novidade foi explicada aos pais e catequizandos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.