segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Encontro Paroquial de Famílias


No dia 28 de janeiro, à tarde, o salão do Centro Paroquial Santa Helena da Cruz ficou novamente cheio e em festa com a grande família da Paróquia. Foi este o palco para o Encontro de Famílias que integra o Plano Pastoral da nossa Paróquia para 2022-2023.
Vivemos uma experiência única…. Pais, mães e filhos dirigiram-se ao Centro Paroquial, com expetativa, mas também com uma Fé inspiradora que os fez participar e tornar parte integrante das dinâmicas produzidas.
Percebemos que não estamos sozinhos: muitas alegrias, ansiedades, questões e preocupações foram partilhadas. Foi com muito agrado que ouvimos dizer a tantos pais que os momentos conjuntos, em família, a conversar, a partilhar, a brincar, a descontrair… são especiais e felizes. Alguns pais valorizaram com muita satisfação a relação próxima entre avós e netos.
As dificuldades e preocupações das famílias foram também mencionadas: a dificuldade de comunicação e de compreensão entre gerações; a difícil tarefa de educar; a incerteza quanto ao futuro, especialmente no contexto atual de guerra e de crise; o receio das más influências das companhias; a reação de sofrimento ou negação face à perda dos avós; a saúde ou a possibilidade de
acidentes; a ansiedade ou a falta de autoconfiança dos filhos e a separação das famílias quando os jovens têm que continuar a sua formação noutras cidades.
As intervenções dos jovens refletiram o valor e a gratidão que atribuem à família e foram muito bem acolhidas pelos pais. Permitiram também perceber que há situações com grande impacto na sua vida e que, por vezes, são desvalorizadas pelos mais velhos. Referiram que os filhos sofrem com o divórcio ou os conflitos entre os pais, com a pouca consideração das suas opiniões e sensibilidades, com a não aceitação de eventuais problemas de saúde mental.
A psicóloga Cátia Melo, realçando aspetos das partilhas e dos testemunhos, deu sugestões para a maior aproximação de pais e filhos e para potenciar o bem-estar no seio familiar. Estamos gratos pela sua presença e colaboração.
Um cumprimento muito especial para os jovens e adultos que, de forma corajosa e entusiasta, expuseram os seus pontos de vista, testemunharam a sua Fé e nos deixaram uma enorme confiança no futuro da nossa paróquia!
No fim, houve ainda a atuação do Grupo de Jovens com a sua música alusiva à ida às Jornadas Mundiais da Juventude.
A comunidade agradece à equipa dinamizadora: Adelaide, Almerinda, Judite, Luís e Lurdes.)
Tiago João

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.