domingo, 20 de novembro de 2022

Um domingo cheio de eventos...

Arautos da Alegria
Sois um orgulho, malta da pesada!
No Festival Diocesano da Canção, hoje occorrido em Sernancelhe, os jovens do Grupo de Jovens da Paróquia Tarouquense sairam de Sernancelhe com 2 prémios: o prémio Ser, que é o do grupo mais acolhedor entre todos (prémio mais importante para todos os nossos jovens)) e com o primeiro lugar Obrigado por levardes belamente a Igreja para os palcos do mundo.
Quando a Igreja sai para fora das paredes da igreja pelos
pés e pelo coração dos seus jovens, uma primavera de otismo eleva toda a Igreja.
Parabéns, miúdos! Sois um orgulho!

Na Solemidade de Cristo Rei, estivemos em Cristo Rei
Na tarde deste domingo, houve Eucaristia na capela de Cristo Rei, belamente animada pelo Coral.É sempre bom visitar aquele belo espaço que parece que nos coloca mais pertinho de Deus. E quando acontece exatamente no dia em que a Igreja celebra a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. A celebração correu muito bem e as pessoas souberam estar e participar. Quem pode ficar pôde depois conviver com os outros no barzinho da capela.

Banda de Tarouca celebra Santa Cecília
A nossa Banda animou hoje a Eucaristia da 11h, lembrando e celebrando Santa Cecília, Padroeira dos Músicos.
Cânticos e leituras estiveram a cargo dos músicos.
Tudo correu bem. Que Santa Cecília proteja, guia e inspire a nossa Banda e todos os outros grupos que se dedicam à música na nossa terra.
Seguidamente teve lugar um almoço-convívio onde estiveram os membros da Banda e seus convidados.


Dia da Gratidão,
Dia dos Leigos
Em todas as Eucaristias celebradas na Paróquia neste fim-de-semana, estiveram muito presentes estes dois temas.
Dia da Gratidão. Agradecemos a Deus por tantas pessoas que, ao longo dos tempos, têm sido beneméritas da família paroquial a quem ofertaram dinheiro, casas, terras, trabalho, generosidade, empenho. Quanta gratidão nos merecem!
Neste Mês das Almas, quisemos ainda mostrar aos benfeitores falecidos a nossa profunda gratidão, enquanto elevámos uma prece sentida à Misericórdia divina pelo seu eterno descanso. Eles que foram generosos para com a Paróquia, sejam recebidos nos braços d’Aquele que nunca deita o bem que fazemos em saco roto.
Nota-se preocupação eclesial em falar muito sobre vocações sacerdotais e de consagração. Mas fala-se pouco da vocação laical. Ora os leigos são absolutamente importantes na vida da Igreja. Sim, porque batizados, os leigos também são Igreja. Mais, são a maioria esmagadora na Igreja. Os cristãos ordenados (diáconos, padres e bispos) e os cristãos consagrados (frades e freiras) são um pequena minoria quando comparados com os cristão leigos.
Oxalá que a atual caminhada sinodal que toda a Igreja atravessa nos ajude a descobrir a beleza, a importância e a dignidade da vocação laical. Honra a tantos leigos que oferecem à caminhada da Igreja e à vida do mundo tanto e tão belo empenho.
Recordemos só isto: a criatura mais santa é uma leiga – Nossa Senhora!
Santa Helena
Estamos na hora de Inverno em que a Missa da Irmandade de Santa Helena é celebrada às 8 horas na Igreja Paroquial no 3º domingo. Foi o que aconteceu hoje.
É sempre muito agradável para toda a comunidade invocar, saudar e estar com Santa Helena.

1006 de Tarouca
Na Eucaristia das 11h, estiveram os nossos escuteiros para  a realização de cerimónias de transitação e o compromisso de vários guias e subguias.
São também um grupo de miúdos e de jovens fantásticos!
Elegância no postura na Igreja. Cerimónias com dignidade e serenidade.
Um momento de bela conversa no fim de tudo com o pároco. Que terminou com um gesto que a maioria entendeu. O pároco em silêncio, apontou para o sacrário.
De tarde teve lugar o magusto-convívio. Com a alegria e partilha de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.