segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Papa Francisco pede aos bispos portugueses atenção prioritária às crianças, idosos e migrantes

O Papa Francisco pediu aos bispos portugueses que prestem particular atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, que considerou os grupos mais atingidos pela actual crise pandémica.

Num encontro com a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na passada sexta-feira, dia 8 de Janeiro, o Papa destacou ainda a ideia de que se deve cuidar igualmente da relação entre jovens e idosos, “por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar”, de acordo com um comunicado da CEP divulgado pela agência Ecclesia.

Acerca da pandemia, o Papa exprimiu “a esperança de que esta seja brevemente ultrapassada, com a convergência dos esforços de toda a humanidade”.

Na audiência, participaram os bispos de Setúbal (D. José Ornelas) e Coimbra (D. Virgílio Antunes), presidente e vice-presidente da CEP, bem como o secretário do episcopado, padre Manuel Barbosa.

De acordo com a mesma informação, foi abordada também a preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2023 (apesar de a iniciativa se realizar em Lisboa, ela envolverá todas as dioceses do país). O Papa “manifestou o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023”, diz o comunicado.

Os bispos referiram ao Papa o respeito que a hierarquia da Igreja tem tido “pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias” como também na “procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados”.

Esta audiência, pouco habitual nos encontros que o Papa Francisco mantém com os episcopados, terá ficado a dever-se ao contacto pessoal do actual presidente da CEP com o Papa Francisco – a nomeação de José Ornelas para Setúbal foi uma escolha pessoal do Papa. Apesar de, em princípio, estas audiências serem marcadas através da Secretaria de Estado do Vaticano ou da nunciatura, o 7MARGENS sabe que o presidente da CEP terá informado pelo menos o núncio (embaixador) da Santa Sé em Lisboa.

A actual presidência da CEP foi eleita em Junho, para um mandato de três anos. Além dos três elementos referidos, integram ainda o conselho permanente do episcopado os cinco vogais: Manuel Clemente (cardeal-patriarca de Lisboa), Manuel Linda (bispo do Porto), José Cordeiro (Bragança-Miranda), António Marto (Leiria-Fátima) e Francisco Senra Coelho (Évora).

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.