quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

24 Janeiro 2021 - 03º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 


Leituras: aqui


DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

Entrada:
Celebramos o 3º Domingo do tempo Comum, quando estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Hoje é também o Domingo da Palavra de Deus.
Dizia São Jerónimo: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”. Então este domingo chama a nossa atenção para “a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus” e visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.
Jesus, no Evangelho desta Eucaristia, lança um forte e direto apelo a cada um de nós e a todos nós: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Evangelho significa “Boa Nova”, “Boa Notícia”.
Abramos de par em par o nosso coração à Palavra de Deus, voltemo-nos para Ele, deixemos que seja Ele a falar-nos e a aquecer-nos o coração, a inteligência, os sentimentos e a vida. Deixemo-nos surpreender pela Boa Notícia de Deus!
Então comecemos por pedir perdão ao Senhor por tantas vezes em que o ouvimos tão pouco, em que não prestamos atenção à Sua Palavra!

Pai Nosso

Assim se dirigiu Jesus ao Pai:
“Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.”
Nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, agradeçamos ao Pai pelo caminho já percorrido rumo à unidade e peçamos-Lhe que envie a abundância dos dons do Espírito Santo sobre todos os crentes para que, no longo caminho a percorrer rumo à unidade, todos busquem a verdade na unidade e a unidade na verdade.
Rezemos.


Final:
1. Hoje é dia da Palavra de Deus para que a Palavra de Deus esteja em cada um dos nossos dias.
2. Permitam que lhes apresentemos uma proposta muito simples para que cada família edifique a sua casa sobre a Palavra de Deus.
1. Ao fim do jantar, mesa limpa, e é colocada uma vela acesa no meio da mesa.
2. Abre-se a Bíblia no Evangelho de São Marcos, Evangelista do ano.
1. Cria-se um ambiente sereno de oração.
2. Um dos familiares, pai, mãe ou um dos filhos, lê um bocadinho do texto bíblico: 3 ou 4 versículos.
1. Coloca-se a Bíblia junto da vela e guarda-se um instante de silêncio.
2. Todos são convidados a partilhar: o que me disse esta Palavra de Deus? Que luz lança sobre a minha vida? Que desafios me coloca?
1. Terminada a partilha, todos se levantam e fazem uma breve oração. Pode ser o Pai Nosso, outra oração ou um cântico.
2. Assim, em cada dia, a família constrói a sua casa sobre a Palavra de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.