domingo, 12 de julho de 2020

Fim da Novena e Festa de Santa Helena da Cruz 2020


Sem procissões, sem aglomerados, sem feira, sem o colorido e ruído de outros anos, sem multidões, sem bandeiras e sem pálio, sem barracas, sem gente na casa, sem o senhor Bispo e sem os sacerdotes do arciprestado . Tudo reduzido ao mínimo: Eucaristia e Bênção do Santíssimo Sacramento. Foi de cortar o coração!
Valeu o Facebook do Centro Paroquial para nos sentirmos perto de quem não pôde estar presente.
Quem esteve, esteve bem. Parabéns! Felicitações a todos aqueles que estiveram connosco pelo Facebook! A fé vai para além da presença física.
Com e pela a Mãe das Dores e Santa Helena, esperamos confiadamente que, para o ano, a Romaria da Beira volte a ser o que é. Silêncio e convívio; interioridade e alegria de se estar juntos; serra sem nada e cheia de partilha; silêncio falante e familiaridade; movimento colorido e som envolvente; oração e conversa; bandeiras ao vento e figuras na procissão; musica e andores; Multidões e pessoas que encontram a paz no Sacramento do Confissão. Abraços de encontro e merendas partilhadas; espaço da feira e espaço da fé. Deus com os homens, os homens com Deus e todos uns com os outros.

TUDO TÃO DIFERENTE!!!!

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Adelaide Melo, Telma Teixeira, José Damião e Catarina Albuquerque, pessoas em pé e interiores

Os dias de novena foram ausentes de calor humano e de proximidade. As poucas pessoas que estiveram presentes chegavam em cima da hora da novena e, finda esta, logo regressavam a suas casas. Não houve  “residentes” na casa, nem os habituais homens e mulheres que na serra montam a sua barraca nesta altura do ano.  Faltou calor humano e o espírito de familiaridade tão característicos desta novena. 

Saliente-se a presença activa e dinâmica, serena e convicta do grupo da "Linha da Frente". Com enorme espírito de missão e inter-ajuda, demonstrando a sua inteira disponibilidade para ajudar e dar algum conforto e proteção a todos aqueles que por ali estavam ou aos outros que em nome da saúde pública ficavam por casa. Um grupinho carregado de boa disposição, mas com enorme sentido de responsabilidade, cristãos no verdadeiro sentido da palavra, que não olhando ao seu esforço pessoal colocaram o bem da comunidade em primeiro lugar. Eles proclamaram as leituras, eles dinamizaram os cânticos, eles presidiram ao terço, eles transmitiram as cerimónias através do facebook. Parabéns!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, oceano, criança e ar livre

Comissão da Capela. Pessoal incansável, preocupado com a protecção de quem ali ia e sempre presente, não deixando faltar nada aos peregrinos. Parabéns!

Ao sacristão, a quem deu as flores e ornou os andores, a quem prestou serviço ocasional na casa, a todas as pessoas que participaram na novena e na festa através do Facebook, deixando, tanta vez, uma palavra de fé e de alento, aos que marcaram presença nestas celebrações, as nossas vivas felicitações. 

Esperamos que, com a ajuda da Senhora das Dores e de Santa Helena e com o nosso indispensável compromisso cívico, para o ano possamos celebrar com  liberdade e a vitória sobre este vírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.