segunda-feira, 22 de julho de 2019

Estive na Festa de Santa Maria Madalena em Gouviães

22 de julho. Dia de Santa Maria Madalena, Padroeira da Paróquia de Santa Maria Madalena de Gouviães. Fora ali pároco mais de uma dezena de anos.
Havia sido convidado pelo sr. P.e Armindo, Pároco daquela comunidade, e pelo Juiz da Festa para estar presente na celebração, proferindo a homilia. Consegui adiar alguns compromissos que tinha e assim foi-me possível estar na Eucaristia, finda a qual regressei para satisfazer outros compromissos assumidos.
Gostei imenso. Passo a explicar os motivos:
1. Uma Igreja muito bem restaurada. Com gosto, bom senso e sentido da arte e da História. Dei os parabéns ao Pároco e à comunidade.
2. Uma comunidade que sabe estar na celebração, com respeito, atenção e participação. Porque o templo é pequeno, muitos ficaram fora, mas o silêncio e a postura foi igual. Também a Banda de Gouviães, que animou coralmente a celebração, esteve muito bem. Cânticos adequados, tocados e cantados com alma.
3. A presença no altar de 2 acólitos adultos, um mais novo e outro já mais velho. Postura, vestes litúrgicas e serviço impecáveis.
4. A Oração dos Fiéis que um dos acólitos elaborara e pronunciou.  Perfeitamente adequada á celebração e com rasto da vida da comunidade.
5. Uma comunidade agradecida. A gratidão é a memória do coração. Uma comunidade que não sabe agradecer e reconhecer poderá chamar-se uma comunidade cristã???
No fim da Eucaristia, o Juiz da Festa entregou umas lembranças ao sr. Mário Fonseca, noventa e tal anos, com décadas de dedicação ao templo, às atividades litúrgicas e à comunidade. Justíssima homenagem.
Também o Pároco atual, bem como o antigo (a minha humilde pessoa) foram contemplados com umas lembranças que, segundo foi dito, traduziam o obrigado da comunidade pelo serviço prestado.
Obrigado, sr. Padre Armindo. Obrigado ao Juiz e Comissão de Festas. Obrigado, cara Paróquia de Gouviães.
Que Santa Maria Madalena a todos proteja e para todos alcance a Graça de Deus e as graças de que precisais para a vida.
O Pároco da Paróquia de S. Pedro de Tarouca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.