domingo, 18 de fevereiro de 2018

Foi belo o dia do Doente e do Idoso na Paróquia Tarouquense!

A Paróquia de S. Pedro de Tarouca celebrou o Dia do Doente e do Idoso em 18 de Fevereiro, no Centro Paroquial.
Pelas 15 horas, começou a Eucaristia na qual dezenas de pessoas receberam o Sacramento da Santa Unção. Tudo fora antecipadamente bem preparado, por isso não é  de estranhar que a cerimónia tenha decorrido com elevação, dignidade e participação. As admonições, oportunas, bem pronunciadas e no sítio certo; os cânticos que o coral das 11h belamente dinamizou; a participação da assembleia no cortejo de oferendas; o silêncio ativo dos presentes;  a atitude consciente e compenetrada dos que receberam a Santa Unção... Tudo foi um regalo espiritual.
Seguiu-se o lanche, farto. Momento de convívio, agradável e confraternizante.
Por fim, alguns grupos e pessoas ofereceram alegria, boa disposição e partilha. Subiram ao palco o Pároco, os Escuteiros, os Catequistas, D. Águeda Vieira e o Grupo de Jovens. Cantigas, anedotas, pequenas dramatizações, piadas, criaram largos e belos sorrisos nos rostos dos idosos, doentes e pessoas presentes.
Tudo correu admiravelmente. Não se estranha, por isso, que aqueles a quem foi destinado este dia tenham pedido que esta ação se repita no próximo ano.
Este   encontro/celebração foi promovido pela Paróquia que o havia inserido no seu Plano Pastoral; dinamizado pela Paróquia, através dos seus variados grupos; destinado à Paróquia nas pessoas dos seus doentes e  idosos.
Para que estas coisas apareçam e corram bem é preciso trabalhar muito e que as pessoas se envolvam. Foi o que aconteceu. Liturgia bem preparada, arranjo atempado do espaço,  contactos, preparação do lanche, transporte dos doentes e idosos que não tinham alguém que os trouxesse, serviço do lanche, dinamizada da parte recreativa, voltar a arrumar os espaços... Tudo feito com enorme carinho. Como dizia uma pessoa, "estas coisas ou se fazem com o coração ou então não têm grande sentido".
Coração enorme, caros grupos paroquiais! Parabéns por tudo e por tanto! Obrigado.
Obrigado às dezenas de idosos e doentes que marcaram presença. Simpáticos, acolhedores, participantes, agradecidos.
O nosso agradecimento às pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram com diferentes donativos.
Um agradecimento especial à Padaria do Castanheiro do Ouro pela generosidade da sua contribuição.
Muitas vezes partilho com as pessoas uma vivência minha: "A Paróquia de S. Pedro de Tarouca, quando quer, é imbatível"!
Hoje senti isto como uma força e alegria inapagáveis!
O Pároco



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.