domingo, 27 de agosto de 2017

Conselho Económico convive, reúne e decide


Havia sido combinado entre todos para o último domingo de agosto. Por isso, teve lugar em 27 deste mês o encontro dos comissários e suas famílias em Santa Helena.
Muitos comissários estiveram presentes.  Os que não estiveram apresentaram as suas razões. De todos nos recordámos com amizade.
Ao longo da manhã as pessoas foram chegando à Serra e o almoço foi sendo preparado. A refeição correu com simplicidade, naturalidade e espírito de amizade.
Após o cafezinho, os conselheiros reuniram para tratar de assuntos relativos ao seu pelouro de acção (obras e situação económica), analisaram situações pendentes e projetaram atividades.
CENTRO PAROQUIAL
Fez-se o ponto da situação; falou-se de uma ou outra estrutura que falta colocar e de pequenos melhoramentos a realizar.
Frisou-se mais uma vez a disponibilidade da Paróquia em colaborar com a sociedade civil através da cedência das instalações do Centro Paroquial. Os interessados devem dirigir-se aos comissários Jaime Vitorino ou Armindo Rodrigues, combinando a utilização do som com o comissário Abílio Teixeira.
SANTA HELENA
Falou-se da situação económica, com os pormenores a chegarem na próxima reunião; agradeceu-se o contributo da Comissão de Festas de S. Pedro/2017, visando a recuperação  e restauro da mais antiga e valiosa Imagem de São Pedro e que se venera naquele templo - esta Imagem será entregue à técnica logo que esta possa; planeou-se o restauro do altar da Capela que se encontra em péssimo estado de conservação o que indignifica um espaço tão visitado; abordaram-se outras atividades e iniciativas que têm a ver com o dia-a-dia do Santuário e sua envolvência.
IGREJA PAROQUIAL
Os comissários tiveram conhecimento da resposta vinda da CCDRN à candidatura apresentada ao subprograma 2 pela Fábrica da Igreja de Tarouca, visando a conservação e restauro do património integrado na Igreja de S. Pedro de Tarouca.
O Conselho Económico desenvolverá contactos com as devidas entidades competentes na tentativa de, no mais breve tempo possível, se poder ultrapassar a situação e acorrer ao mau estado de conservação da Igreja Paroquial. Lembramos que a Igreja Paroquial é Monumento de Interesse Nacional.
Alguns atos de vandalismo têm ultimamente como alvo a destruição dos espaços vidrados da sacristia. Há que estarmos vigilantes e esperar que quem de direito vá aparecendo...
SER CONSELHO ECONÓMICO
Ser conselho económico não é só a mesma coisa que ser direcção de uma associação qualquer. É preciso ter em conta os valores do Evangelho e as orientações da Igreja.
Foi muito agradável este encontro de voluntários e suas famílias. É que nestes convívios, estreitam-se laços de amizade, compreensão, aprofundamento do mútuo conhecimento e fortalece-se a vontade de ir sempre mais além.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.