sábado, 20 de fevereiro de 2016

Semana Nacional Cáritas deste ano, a partir de domingo


O lançamento de um projeto para famílias em situação de vulnerabilidade social ou jornadas de reflexão sobre migrações e tráfico humano são propostas da Semana Nacional Cáritas deste ano, a partir de domingo.
A iniciativa tem como tema ‘Cáritas: Coração da Igreja no Mundo’ e incluiu o tradicional peditório público por todo o país, que pretende contribuir para o trabalho que a organização católica, “renovando diariamente o compromisso que assumiu há 60 anos – estar do lado dos mais pobres”.
O peditório decorre entre os dias 25 e 28 em todas as capitais de distrito, superfícies comerciais de norte a sul do país e em todas as dioceses.
“Este deve ser um compromisso nacional, assumido por todos aqueles que procuram uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais fraterna. Um gesto de solidariedade e de corresponsabilidade”, sublinha Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, em nota divulgada pela organização católica.
Em 2015, o Peditório Público da Cáritas angariou mais de 300 mil euros, que se destinaram a apoiar os mais de 160 mil beneficiários da Cáritas em todo o território nacional.
Para assinalar o início desta semana, no domingo, vai ser celebrada uma Eucaristia, presidida por D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes [Parque das Nações, Lisboa], às 11h00.
Durante esta semana, as 20 Cáritas Diocesanas têm prevista a dinamização de diferentes iniciativas, como acontece em Lisboa, na quinta-feira, com uma manhã de reflexão sobre “a Europa, as Migrações e o Interculturalismo”, no Centro Cultural de Cascais, entre as 09h45 e as 13h00.
Em Setúbal, a Cáritas promove no domingo o II Torneio de Futsal ‘Semana Cáritas’, a partir das 14h30, no Pavilhão António Velge, entre outras iniciativas.
Na Diocese de Coimbra, o organismo começou a preparar a Semana Nacional e o peditório público com o lançamento da iniciativa “Quanto vale uma moeda para quem precisa?”, que é acompanhada por um vídeo que apela às pessoas para que participem como voluntários nesta e em outras atividades da Cáritas, ao longo do ano.
Na Diocese do Porto, destaque no dia 28 para uma celebração eucarística na igreja da Trindade, pelas 17h00.
A Arquidiocese de Braga destaca a importância da Semana Nacional para “a divulgação do trabalho realizado e a recolha de verbas que permitam o desenvolvimento e o funcionamento de ações e serviços” da Cáritas em todo o território português.
“É a partir do apoio financeiro resultante da colaboração generosa, de pessoas e organizações, que a Cáritas ganha vida e assegura o seu trabalho ao nível da inserção social de todos aqueles que se encontram em situação de desfavorecimento e exclusão social”, recorda o organismo.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.