sábado, 15 de agosto de 2015

IV Congresso Eucarístico Nacional/2016


Por iniciativa e determinação da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), realizar-se-á, em Fátima, de 10 a 12 de julho de 2016, o IV Congresso Eucarístico Nacional. Tal iniciativa do Episcopado Português, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, conta, para sua organização e execução, com o apoio – lúcido, experiente e ativo – do SF (Santuário de Fátima) e da SNAO (Secretariado Nacional do Apostolado de Oração).
A realização de um Congresso Eucarístico em Fátima e no quadro das comemorações do centenário das aparições fatimitas coloca-se, com justa razão no centro das comemorações (com um amplo itinerário próprio: 2010-2017), seja porque, fora de dúvida, a celebração e a adoração eucarísticas constituem o fulcro dos atos peregrinacionais do Santuário de Fátima, seja por ser tema central da mensagem da terceira aparição do Anjo, precisamente no outono de 1916.
Na aparição em referência, o anjo ensinou e rezou, por várias vezes, com os pastorinhos a seguinte oração reparadora, explicitamente trinitária e eucarística:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,
Adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”.
Esta aparição teve uma particularidade em relação às duas anteriores:
Depois de rezarem a oração que o anjo lhes ensinara a quando da primeira aparição, aperceberam-se, de repente, de uma luz desconhecida a brilhar sobre eles. Ergueram-se e viram o anjo, que trazia na mão esquerda um cá­lice, sobre o qual, com a direita, segurava uma hóstia. Desta caíam algumas gotas de sangue para dentro do cálice. Deixando a hóstia e o cálice suspensos no ar, o anjo colocou-se junto das crianças, curvou-se e ensinou-lhes a predita oração, Santíssima Trindade…
Levantando-se, o anjo tomou na mão a Hóstia e deu-a a Lúcia. Francisco e Jacinta perguntavam-se se receberiam também a Hóstia, pois não tinham feito ainda a Primeira Comunhão. O anjo avançou e deu-lhes a beber do Cálice, dizendo:
- Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos! Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus.
Depois, ajoelhou-se e repetiu a mesma oração por três vezes: Santíssima Trindade... E desapareceu.
Os Bispos, ao anunciarem, a 14 de julho, a realização do IV Congresso Eucarístico Nacional em Fátima (É o primeiro que ali se realiza: os três primeiros realizaram-se em Braga: 1924, 1974 e 1999), declararam-se em sintonia com os apelos do Papa Francisco, afirmando que ele, “desde o início do seu pontificado, tem acentuado muito a necessidade de nos abrirmos à misericórdia de Deus e de sermos misericordiosos com todos”. Por isso, elegeram pertinentemente como tema-lema do Congresso “Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia”, situando esta ação no âmbito do já convocado Ano Jubilar da Misericórdia e das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, uma vez que a misericórdia é uma das dimensões-chave da Mensagem de Fátima.
É também certo que a Misericórdia, aliada à Eucaristia, marca a missão do Anjo, como se pode ver pela segunda aparição, em que o anjo disse às três crianças:
“Rezai, rezai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.”.
Logo na primeira aparição, o mensageiro disse aos pastorinhos: “Não temais, sou o Anjo da Paz. Orai comigo”. Depois, ajoelhou-se e curvou-se até tocar no chão com a fronte. Os três pequenos interlocutores fizeram o mesmo e repetiram as palavras que lhe ouviam pronunciar:
- Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Após terem recitado, por três vezes, esta oração de fé na presença de Deus e de adoração (que os crentes tornaram eucarística), o mensageiro celeste levantou-se e disse-lhes que rezassem sempre, porque Nosso Senhor e Nossa Senhora estavam atentos às suas orações. E desapareceu.
E os bispos, relevando a opção pelo SF como local para a realização desta quarta edição do Congresso Eucarístico Nacional, reforçam a ligação da mensagem fatimita à Eucaristia, à Misericórdia e à Reparação:
“A mensagem de Fátima está intimamente ligada à Eucaristia tanto no que diz respeito às aparições do Anjo, em 1916, quer às de Nossa Senhora, em 1917, e, depois, em Pontevedra (1925-1926) e em Tuy (1927-1929), na vizinha Espanha, quando a Irmã Lúcia vivia em comunidades das Irmãs Doroteias”.
***
Aberto à participação de todos, o Congresso destina-se especialmente aos agentes pastorais, que, nas paróquias e em outras comunidades, exercem diversos ministérios e prestam diversos serviços: os sacerdotes, os diáconos, os leigos e os membros de institutos de vida consagrada, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. Neste sentido, os próprios bispos portugueses determinaram e anunciaram que as jornadas pastorais do episcopado de 2016 consistirão na participação no Congresso.
Já foi dado a conhecer o cartaz oficial, que destaca como imagem principal a figura do anjo dando a comunhão aos videntes, escultura que integra o monumento da autoria da escultora portuguesa Maria Amélia Carvalheira da Silva, na Loca do Cabeço, Valinhos.
As inscrições para participação estarão abertas a partir de 15 de outubro de 2015 e far-se-ão, preferencialmente, através da página web do congresso:  http://www.congressoeucaristico.pt/
No site é possível aceder a informações sobre o programa e a alguns materiais de divulgação, nomeadamente a letra do Hino do Congresso (letra de Manuel Ferreira, SJ, e música de António Cartageno) e o cartaz, já referido.
A nível programático, ao longo dos três dias indicados, realizar-se-ão conferências várias para aprofundamento do tema e organizar-se-ão diversos momentos celebrativos, com destaque para a Missa inaugural, inserida na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, a 10 de junho, e para a Missa conclusiva, na véspera da peregrinação aniversária de 13 de junho.
Entre os conferencistas destaca-se a presença do cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, perfeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, e do arcebispo D. Piero Marini, presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
O Comité do Congresso, adrede constituído, revela as suas expectativas:
“Esperamos que cada um dos participantes leve o propósito de praticar com regularidade uma obra de misericórdia que vê mais prioritária na sua situação concreta, a fim de que se cumpra o que nos pede o Papa Francisco na bula de proclamação do Ano Jubilar da Misericórdia: ‘Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia’.”.
Depois, salientam uma iniciativa, ao mesmo tempo, útil e simbólica – um gesto em concreto: a sensibilização para a dádiva de sangue, “algo humano e cristão, por ser ato de solidariedade e de amor ao próximo”, à semelhança daquilo que Jesus Cristo faria. 
***
Transcreve-se, pela sua pertinência, o PROGRAMA do IV Congresso Eucarístico Nacional
DIA 10 DE JUNHO DE 2016 (sexta-feira, feriado)
– 11.00: Eucaristia da Peregrinação Nacional das Crianças, na esplanada do Santuário
– 16.00: Sessão de abertura no Centro Pastoral de Paulo VI
– 16.30: Conferência “A Eucaristia, fonte da vida cristã” – pelo Arcebispo D. Piero Marini, Presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais
– 18.00: Conferência “Maria, Mãe de Misericórdia, mulher eucarística” – por D. António Couto, Bispo de Lamego
– 21.30: Serão cultural
DIA 11 DE JUNHO DE 2016 (sábado)
– 09.30: Conferência “A Eucaristia na Mensagem de Fátima” – pela Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora da Causa de Canonização dos Pastorinhos de Fátima
– 11.00: Conferência “A Mensagem de Fátima, Profecia de Misericórdia” – pelo Prof. José Eduardo Borges de Pinho, da Faculdade de Teologia da UCP
– 15.30: Mesa redonda: “Viver a Eucaristia nos vários quadrantes da vida cristã”: testemunho de uma família; testemunho de uma Irmã contemplativa; testemunho de uma e de um catequista; intervenção sobre “Revitalização da piedade popular eucarística” – pelo P. Francisco Couto, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Professor no ISTE de Évora 
– 17.30: Conferência “A misericórdia na missão da Igreja” – pelo Cardeal D. João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica – Roma
– 19.00: Eucaristia
– 22.30: Hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, a seguir à recitação do Rosário e à Procissão, do habitual programa do Santuário
DIA 12 DE JUNHO DE 2016 (domingo)
– 09.30: Sessão de encerramento do Congresso no Centro Pastoral de Paulo VI
– 11.00: Eucaristia de conclusão, na esplanada do Santuário 
***
Pela sua simplicidade e riqueza, apresenta-se aqui o Hino do IV Congresso Eucarístico Nacional
Vamos com Nossa Senhora
1. Com Maria, bendizemos
A divina Eucaristia,
Pelos cem anos de graça
No altar da Cova d’ Iria.

2. Nestes cem anos de graça
Caminhamos com Maria:
A Mãe de misericórdia,
Senhora da Eucaristia. 

3. Com Maria, adoraremos
O seu filho, o Salvador,
Que nos deu na Eucaristia
O sinal do seu amor.
4. A Senhora nos ensina
Penitência e oração,
A acolher o Evangelho
E a viver em comunhão.

5. O Pai nos chama e nos leva
À fonte da Eucaristia.
Da sua misericórdia
Nesta fonte nos sacia.

6. Glória a Deus! Seu nome santo
Ilumina os corações
E a sua misericórdia
Perdura por gerações.
7. Por Maria até Jesus
Na sagrada Eucaristia:
Com Maria peregrinos,
Mensageiros da alegria.

Refrão

Vamos, com Nossa Senhora,
Viver a Eucaristia,
Fonte de misericórdia,
Pão nosso de cada dia;
Fonte de misericórdia,
Pão nosso de cada dia.


O programa é marcado pelo forte fio condutor, secundado por rica diversidade; o hino é de conteúdo de simples entendimento, mas de enditantes doutrina para o devir cristão pessoal e comunitário. E o Cristo da Eucaristia será proclamado Dives in Misericordia.
2015.08.11 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.