quinta-feira, 26 de maio de 2011

Espírito Santo, o Defensor

Deus é Amor (Jo 4,8-16) e o Amor que é o primeiro Dom, contém todos os demais. Este amor "Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".(Rm5,5).

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade".Quer dizer, havendo um só Deus, existe nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho. Algo que não cabe no nosso entendimento, pois é um mistério de Deus, que coisa maravilhosa, o homem tem que se colocar no seu lugar de dependente de Deus. De inferior a Deus, porque Deus é o criador e o homem a criatura criada por esse Deus. Isto é incontestavel e o homem desconhece esse mistério, pode apenas acreditar ou não. É questão de fé. Maravilha de Deus escondido até do mais sábio entre os homens.
A palavra o Paráclito, do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador. Jesus nos apresenta ao espírito Santo dizendo: " O Pai vos dará outro Paráclito" (Jo14,16). O advogado defensor é aquele que, pondo-se de parte dos que são culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna. Isto é o que Cristo realizou, e o Espírito Santo é chamado "outro paráclito" porque continua fazendo operante a redenção com a que Cristo nos livrou do pecado e da morte eterna.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.