domingo, 29 de maio de 2011

"Bué de fixes, bué de fortes, bué de fiéis" - desafio do Vigário Geral aos crismandos


O senhor Vigário Geral da Diocese de Lamego, Mons. Dr. Joaquim Rebelo, deslocou-se a Tarouca neste domingo para crismar 28 jovens.
Pelo que senti, pelo que ouvi e pelo que referiu o senhor Vigário Geral, tudo correu bem, felizmente.
Os jovens portaram-se à maneira. Estiveram muito bem. Serenos, participativos, felizes.
Na homilia, Mons. Joaquim Rebelo falou-lhes, a partir das leituras,da urgência de aquecer com o amor as nossas acções e atitudes, do Espírito Santo, Dom de Deus, que sustenta o nosso "permanecer" em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial. Indicou-lhes o caminho da  fidelidade em relação aos compromissos assumidos.
Os jovens animaram com os cânticos a assembleia, com o apoio de um grupo instrumental; introduziram o espírito da celebração; proclamam as leituras; expressaram a sua gratidão a Deus pelo dom da fé que o Espírito provoca e alimenta.
No fim da Eucaristia, o pároco, os seus catequistas e elementos do grupo de jovens felicitaram-nos pelo seu comportamento, empenho e participação. E todos lhes deixaram um desafio: participem! No coral, no grupo de jovens, no acolitado, no grupo sócio-caritativo, no anúncio sem meda da fé através da internet, etc. Sois demasiado importantes para ficardes fora ou ao lado.
Dois compromissos concretos eles assumiram: participar no coral e integrar com o Dr. Tozé o grupo de jovens.
Terminada a celebração, os crismados ofereceram ao senhor Vigário Geral uma pequena oferta como sinal de gratidão pela sua presença.
Seguiu-se a entrega do diploma, antecedido pelos "parabéns a você, crismando".

Um obrigado sincero aos seus catequitas - todos os que com eles trabalharam ao longo dos anos. Parabéns aos pais, pois muito pouco a catequese pode fazer sem o empenho continuado da família.
Obrigado à Laida, João Pedro, pelo contributo indispensável à preparação e realização desta festa jovem.
A todos os que de uma forma ou de outra deram a sua ajuda, os meus parabéns.
Muito obrigado, senhor Vigário Geral. Pela presença tão humana e edificante, pela palavra clara que dirigiu, pelo incentivo, por nos fazer sentir Igreja. Bem-haja pela amizade, pela partilha, pela compreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.