sexta-feira, 13 de maio de 2011

12 de Maio - Caminhando com Santa Maria

Capela de Teixelo. Vinte horas e trinta minutos. Inicia-se a Eucaristia. Estava lá uma parte do coral. muita gente. Houve silêncio e participação. O andor da Senhora de Fátima estava muito bem ornado. O tema da homilia foram as palavras do cântico que diz: "Vem connosco, vem caminhar, Santa Maria vem".
Inicia-se a procissão. Um mar de velas segue atrás da imagem. São 4 km a caminhar pela serra abaixo. A Primavera arranca às plantas  que cercam a estrada selvagens perfumes que enchem de satisfação as niossas narinas. Cada pessoa traz também na mão um flor que lhe foi entregue pelos organizadores da festa. Reza-se o terço e canta-se. Já perto da Igreja, iniciámos a oração pelos povos, por cada povo da paróquia e pela família paroquial.
Na Igreja Paroquial, completamente cheia, inicia-se a Bênção das criancinhas (até aos 3 anos). Alguns pais jovens com os filhitos pela mão e ao colo. Uma mãe lê um textozinho do Evangelho, outra, em nome dos pais presentes, proclama a Oração dos Fiéis, o sacerdote precede à benção das crianças, depois todos os presentes fazem m voz alta a oração de consagração da Paróquia a nossa Senhora.
Segue-se um momento sempre especial. Cada pessoa vai colocar a rosa junto do andor e ali, ao pé da imagem da Mãe, deixa-Lhe um segredo. Quantos desabafos, quantos pedidos, quantos agradecimentos, quantas confidências Maria Santíssima não acolheu hoje no seu coração de Mãe!!!Entretanto, uma música de fundo vai ajudando a criar o ambiente propício.
Parabéns ao povo de Teixelo que, este ano, organizou a festinha à Senhora de Fátima. Fê-lo com esmero, dedicação e generosidade. Para o próximo ano, é a vez de Tarouca, cabendo às ruas da Expansão Oeste organizar a Festa.
As muitas pessoas que marcaram presença certamente deram por bem utilizada esta parte da noite. Maria é sempre fonte de paz, aconchego, esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.