sexta-feira, 20 de abril de 2012

De 22 a 29 de Abril: SEMANA DAS VOCAÇÕES

--
De 22 a 29 de Abril, somos todos convidados a orar pelas Vocações. O mundo precisa de pessoas que se consagrem ao serviço de Deus e do próximo e o Papa
Bento XVI, na sua mensagem para o Dia Mundial das Vocações, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».

Para melhor o podermos fazer, a Igreja disponibilizou um guião destinado à Semana das Vocações, com mensagens do Papa e do bispo português responsável pelo sector, o  Bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes, bem como catequeses alusivas ao tema.
O caderno de 68 páginas inclui também conteúdos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, uma "vigília vocacional" e os contactos dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Vocacional.

Esta Semana desafia a Igreja a criar as "condições necessárias" para que "os cristãos, sobretudo as crianças e os jovens, experimentem a alegria do encontro com o amor de Deus", salienta D. Virgílio Antunes.

"Os meios são variados nas suas formas, mas incluem sempre a leitura da vida à luz da fé, a entrada em profundidade na oração e na escuta da Palavra de Deus, a inserção na vida da comunidade cristã, que celebra, evangeliza e pratica a caridade fraterna", acentua o bispo de Coimbra.

O responsável destaca as implicações do "encontro" com "o rosto de Cristo, que ama o seu povo": "Quando nos deixamos entrar livremente nessa intimidade da relação pessoal à qual a voz de Deus nos chama, sentimos interpelações inevitáveis que não nos deixam ficar tranquilos enquanto não dermos uma resposta".

D. Virgílio Antunes deixa uma "palavra de gratidão" aos jovens cristãos "por tantos bons testemunhos" que dão "na descoberta da fé e na abertura ao amor de Deus" e encoraja-os "a não desistir, porque esse é o caminho do compromisso eclesial e pode ser o caminho da descoberta da vocação sacerdotal". E convida-nos a oferecer a Deus "uma grande oração de louvor e acção de graças" por esses "servidores".
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.