domingo, 1 de abril de 2012

Algumas informações sobre a Bíblia

O que é a bíblia?
A palavra Bíblia vem do grego e significa "coleção de livros". Contém a história da Salvação, desde a criação do mundo, feita por Deus, até às profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos os seus filhos, contendo o Plano que Deus preparou para cada um de nós.
Quando começou a ser escrita?
A Bíblia foi escrita durante aproximadamente 1600 anos! Começou, antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que são as histórias que uns contavam a outros. Depois, os escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Assim, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo escrita.
O último livro, Apocalipse, foi escrito, por volta do ano 100 d.C., pelo o Apóstolo João Evangelista.
Quem escreveu a Bíblia?
A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos seus para transmitir a sua mensagem.
Como é formada a Bíblia? 
São 73 os livros sagrados contidos na Bíblia. Desses 73 livros, 46 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento.
Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança. 
O que contém o Antigo Testamento? 
O Antigo Testamento revela-nos a Criação do Mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.
O A. T. consta dos livros seguintes,  agrupados em quatro classes:
Pentateuco ou cinco livros de Moisés: Génesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Livros históricos: Josué, Juízes, Rute, Reis, Crónicas, Esdras - Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus.
Livros didáticos ou poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico (ou Ben-Sirac).
Livros proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel e os doze profetas menores, isto é: Amós, Oséias, Joel, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
O que contém o Novo Testamento?
 O Novo Testamento possui quatro livros, os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus Cristo, desde o nascimento até a ascensão ao Céu.
O N. T. é também constituído por um livro histórico, os Atos dos Apóstolos, que conta os primórdios da Igreja de Cristo, por várias cartas, ou epístolas, que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo e por um  livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Apocalipse.
Como referenciar um texto?
Para aprender a manusear a Bíblia, devemos, antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados, os capítulos são denominados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos. A sua função é a de auxiliar na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, e aparecem no texto.
Como manusear a Bíblia?
A Pontuação facilita o manuseamento da Bíblia:
. A vírgula separa o capítulo do versículo. Ex.: Dn 3,5 (Livro de Daniel, cap. 3, vers. 5).
. O hífen equivale ao "até". Ex.: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, cap. 3, vers. de 1 até 5).
. O ponto mostra versículos alternados. Ex.: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, cap. 3, vers. 1, vers. 3 e o vers. 5)
. O "s" mostra a continuação de um versículo. Ex.: Dn 3,1s (Livro de Daniel, cap. 3, vers. 1 e 2).
. O "ss" mostra a continuação de dois versículos. Ex.: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, cap. 3, vers. 1, 2 e 3).
Como interpretar a Bíblia?
A interpretação da Bíblia é muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. A Igreja Católica vem, desde os seus primórdios, adotando a tradição apostólica, ou seja, os ensinamentos de Jesus não foram deturpados e muito menos interpretados de modo diferente desde sua origem.
Ao ler a Bíblia, devemos ter bastante cuidado, pois muitas são as palavras estranhas, os exemplos difíceis de ser entendidos e, principalmente, muitos são os equívocos que podemos de cometer ao tentarmos interpretar a Bíblia, sem a ajuda de um conhecedor do assunto.
Algumas curiosidades
. Amêndoas e pistaches são as únicas nozes mencionadas na Bíblia.
. O sal é mencionado mais de 30 vezes.
. Ao longo de todos os seus livros, a Bíblia dedica 500 versículos à oração, outros 500 às preces e mais de dois mil ao dinheiro e bens materiais.
. O menor versículo tem apenas duas palavras: “Jesus chorou”. Está no Evangelho de S. João
. Ao todo, são mencionados 49 diferentes alimentos.
. Especialistas acreditam que a Bíblia tem 40 diferentes autores.
(Do desdobrável entregue aos participantes da jornada "Festa da Palavra". 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.