segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O QUE É CATECUMENATO?

É o método proposto pela Igreja, desde seu início, para realizar comunitariamente a Iniciação Cristã de Adultos.

Como a Iniciação Cristã de Adultos é um processo, que se realiza ao longo do tempo, o RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS (RICA) determina que ela se faça no seio da comunidade dos fiéis, que serve de exemplo e estímulo para os candidatos, bem como, se realize em etapas:

· Etapa 1 – O Pré-catecumenato;

· Etapa 2 – O Catecumenato;

· Etapa 3 – O Tempo de Purificação e Iluminação;

· Etapa 4 – Mistagogia.

O candidato, desejoso de encontrar a Deus, acolhe a palavra e entra em um processo de conversão, num itinerário pessoal e em âmbito comunitário. O adulto não amadurece na fé apenas pelo aprendizado de conceitos, mas convivendo dentro de uma comunidade cristã que o acolhe e apoia e da qual ele é membro que dá e recebe.

Quando implantado numa paróquia é um processo contínuo que se pode iniciar a qualquer momento, pois aquele que vem buscar a Deus (simpatizante) deve ser acolhido em qualquer tempo.

O Pré-catecumenato é o tempo da evangelização. Neste tempo, o simpatizante, é acompanhado por um introdutor, que lhe anuncia o Deus vivo, de forma que creia e se converta livremente ao Senhor. O introdutor é o semeador que vai preparar o terreno do candidato para que a semente da fé possa florescer e dar frutos da vida cristã. Ele é um amigo que, partilhando sua própria experiência com o candidato, vai ajudá-lo a caminhar na fé e estabelecer uma relação pessoal com Deus e com a comunidade.

A Passagem desta etapa para o Catecumenato é feita através do “RITO ENTRADA AO CATECUMENATO”. A partir deste momento passam a se chamar catecúmenos .

O Catecumenato é o espaço de tempo, em que os candidatos recebem formação (catequese) e exercitam-se praticamente na vida cristã. Esta etapa é conduzida por catequistas que podem inclusive terem atuado como introdutores na etapa anterior.

A Passagem do Catecumenato para a etapa seguinte é feita através do “RITO DE ELEIÇÃO”. A partir de então os candidatos são chamados eleitos.

O Tempo de Purificação e Iluminação é o período em que é intensificada a preparação para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Neste tempo, a intensa preparação espiritual, mais relacionada com a vida interior do que com catequese, procura purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador. Serve-se para isso de vários ritos, sobretudo dos escrutínios.

Os escrutínios, solenemente celebrados aos domingos, têm em vista o duplo fim de descobrir o que houver de imperfeito, fraco e mau no coração dos eleitos, para curá-los, bem como, de consolidar aquilo que houver de bom, forte e santo no mesmo coração.

Esta etapa culmina com os eleitos recebendo os Sacramentos do Batismo, Crisma e/ou da Eucaristia.

A Mistagogia é a etapa do entrosamento nas atividades da Igreja. Auxiliados pela Graça recebida nos Sacramentos, unidos à comunidade, pela participação na Eucaristia, pela meditação do Evangelho e pela prática da caridade, eles vão progredindo no conhecimento mais profundo do mistério pascal e na sua vivência cada vez maior.

PONTOS IMPORTANTES DESTE PROCESSO:

1. O adulto é acolhido e acompanhado individualmente ou pequenos grupos;


2. Cada adulto tem a sua própria história, sua situação particular, que se enquadrará dentro de ritos específicos;

3. Os ritos marcam a passagem de uma etapa para outra;

4. Quem determina o tempo que vai demorar para passar de uma etapa a outra, incluindo a recepção dos sacramentos, é o próprio adulto, segundo a constatação do estágio de sua conversão, com ajuda do introdutor, do pároco e da comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário