quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conhece o que a Igreja ensina sobre a FÉ, a ESPERANÇA e a CARIDADE?

Andam por aí muitas ideias distorcidas sobre estas três virtudes teologais. Muitas vezes não conhecemos  aquilo de que falamos; outras, olhamos para a Fé, a Esperança e a Caridade com  uma carga enorme de subjetivismo, ao sabor de gostos e interesses.


QUE ENSINA A IGREJA?


1. A FÉ.  "A Fé e uma virtude sobrenatural, infundida por Deus em nossa alma, pela qual nós, apoiados na autoridade do mesmo Deus, acreditamos que é verdade tudo o que Ele revelou e por meio da Santa Igreja nos propõe para crer."
2. A CARIDADE. "A Caridade é uma virtude sobrenatural, infundida por Deus em nossa alma, pela qual amamos a Deus por Si mesmo sobre todas as coisas, e amamos o próximo como a nós mesmos, por amor de Deus."
3. A ESPERANÇA.  "A Esperança é uma virtude sobrenatural, infundida por Deus na nossa alma, pela qual desejamos e esperamos a vida eterna que Deus prometeu aos seus servos, e os auxílios necessários para alcançá-la."


A caridade é a virtude das virtudes. É a virtude que, fazendo-nos amar a Deus, dá forma a todas as virtudes: torna boas todas as nossas intenções e faz com que todas as nossas acções sejam boas e agradáveis a Deus.


Chamam-se virtudes teologais, porquê?
1. Teologais vem de Theós que, em grego,  significa Deus.
2. Elas chamam-se virtudes teologais porque têm Deus por objeto imediato e principal, e são infundidas por Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.