quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fé - o que é isso?


Como podemos responder o Deus quando Ele nos aborda?

Responder a Deus significa crer n’Ele. [142-149]
                
Quem deseja crer precisa de um «coração que escuta» (1Rs 3,9). Deus procura o contato connosco de múltiplas formas. Em cada encontro humano, em cada experiência da Natureza que nos toca, em cada aparente acaso, em cada desafio, em cada sofrimento... Deus deixa-nos uma mensagem escondida. Ele fala-nos ainda mais claramente quando Se dirige a nós pela Sua Palavra ou pela voz da consciência. Ele trata-nos como amigos. Por isso, também nós, como amigos, devemos corresponder- Lhe, crendo e confiando totalmente n’Ele, aprendendo a conhecê-l’O cada vez melhor e a aceitar sem reservas a Sua vontade.

Fé - o que é isso?

Fé é conhecimento e confiança. Tem sete caraterísticas:

• A fé é uma pura dádiva de Deus, que nós obtemos se intensamente a pedirmos.

• A fé é a força sobrenatural de que necessariamente precisamos para alcançar a salvação.

• A fé requer a vontade livre e a lucidez do ser humano quando ele se abandona ao convite divino.

• A fé é absolutamente segura porque Jesus o garante.

• A fé é incompleta enquanto não se tornar operante no amor.

• A fé cresce na medida em que escutamos cada vez melhor a Palavra de Deus e permanecemos com Ele, na oração, em vivo intercâmbio.

• A fé permite-nos já a experiência do alegre antegozo do Céu. [153-165, 179-180, 183-184]

Muitos afirmam que “crer” é demasiado pouco; eles querem é “saber”. A palavra “crer” tem, no entanto, dois sentidos completamente distintos. Se um pára-quedista, no aeroporto, pergunta ao empregado: “O pára-quedas está corretamente acondicionado?», e este casualmente responder: «Hum, creio que sim...», isso então não lhe bastará;  ele quer mesmo saber. Se, todavia, ele tiver pedido um amigo para acondicionar o pára-quedas, e este lhe responder à mesma pergunta: «Sim, eu pessoalmente encarreguei-me de o fazer. Podes confiar em mim!”, o pára-quedista responder-Lhe-á então: «Está bem, acredito em ti!» Esta fé é muito mais que “conhecimento”, ela significa “certeza”.
E esta é a fé que fez Abraão mudar-se para a Terra Prometida, esta é a fé que fez os  MÁRTIRES perseverarem até à morte, esta é a fé que ainda hoje mantém de pé os cristãos perseguidos.
Uma fé que compreende todo o ser humano...

*******************************
Crer é essencialmente o acolhimento de uma Verdade que a nossa razão não consegue atingir, um acolhimento simples e incondicional, como se se tratasse de uma prova.
Beato John Henry Newman (1801-1890,  filósofo e teólogo inglês convertido, mais tarde cardeal da Igreja Católica)
 Se tiverdes uma fé comparável a um grão de mostarda, direis a este montanha «Muda-te daqui para acolá», e ele há de mudar-se. E nada vos será impossível.
Mt 17,20
Crer significa sustentar, durante toda a vida, a incompreensibilidade de Deus.
Karl Rahner (1904-1984, teólogo alemão)
Não gostaria de crer se não pudesse perceber que é sensato crer.
São Tomás de Aquino
Fonte: YOUCAT, 20,21 

Sem comentários:

Enviar um comentário