domingo, 19 de fevereiro de 2017

Encontro de catequistas no Centro Paroquial

Na tarde deste dia, 20 de fevereiro, os catequistas encontraram-se no Centro Paroquial. Após uma refeição fraterna que os catequistas custearam e cozinharam, teve lugar uma reunião, viva e participada.
Assunto principal da reunião? As propostas apresentadas pelos pais no encontro de pais que se realizou precisamente há 8 dias.
A equipa responsável pelo encontro de pais(dr.as Judite, Lurdes e Almerinda) apresentou ao grupo de catequistas um resumo das propostas dos pais, tendo cada catequista recebido uma fotocópia das referidas conclusões. Pode ver aqui.
Após análise da súmula apresentada, os catequistas concluíram:
- Foi muito importante o contributo dos pais que merecem sempre toda a atenção.
- Ha propostas exequíveis, outras de mais difícil execução. Umas que podem ser já executadas, outras só o poderão ser a médio prazo.
- Há propostas que dependem do grupo de catequistas, outras que dependem dos pais, ainda outras que dependem dos catequizandos, algumas que dependem da conjugação de esforços de todos.
- Assim os pais poderão desde já usar o espaço de estacionamento do Centro Paroquial quando, aos sábados de catequese, forem levar e buscar os filhos.
- Um dos grupos de catequese pensa já este ano passar um fim-de-semana em Santa Helena que terminará com uma pequena sessão para os pais.
- Foi dada total liberdade aos catequistas para convidar os pais para  participar nas sessões de catequese. Igualmente quando os pais o quiserem fazer poderão comunicar ao catequista.
- Ações de formação para os pais, em concomitância com a catequese dos filhos, terão lugar a partir do próximo ano.
- Os catequistas pedem aos pais mais participação nas atividades da catequese e nas festas da catequese. Quanto mais ativa e empenhada for a participação dos pais, mais motivados se sentem os seus filhos.
- Valem muito pouco as festas da catequese sem uma catequese séria, empenhada, assídua dos catequizandos. Por isso o maior prémio que os catequizandos podem ter é a assiduidade à catequese, o empenho e participação.
- A catequese é acolhimento humano, é misericórdia, é insistência e persistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.