quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Trump eleito presidente


O bilionário, que conduziu uma campanha populista e contra o sistema, surpreendeu os EUA e o Mundo ao conquistar mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários para poder entrar na Casa Branca pela porta grande.
Foi um vendaval republicano que varreu o mapa eleitoral norte-americano e que ajudou Donald Trump a vencer Estados essenciais como a Florida, o Ohio e a Pensilvânia, assim como os Estados do sul dos EUA, tradicionalmente republicanos. Para Hillary Clinton ficaram os Estados das costas Oeste e Este, que no entanto não foram suficientes para sequer se aproximar do republicano.
No final de uma noite muito longa, ao longo da qual foi forjando uma vitória inesperada, Trump assegurou pelo menos 288 votos do colégio eleitoral, bem mais do que os 215 conquistados por Hillary Clinton.
Leia mais: aqui
Refira-se ainda que o Partido Republicano manteve a maioria no Senado e no Congresso.


Os Estados Unidos mudaram?
1. Os Estados Unidos mudaram? Ou, afinal, não estarão a recusar as mudanças dos últimos tempos?
2. Olhando para estes resultados, será que os americanos estavam assim tão contentes com Obama?
3. Costumamos dizer que os Estados Unidos conhecem mal o resto do mundo. Mas será que o resto do mundo conhece bem os Estados Unidos?
4. Praza a Deus que, no novo Presidente, o percurso seja melhor que o discurso.
5. Atenção, políticos e comentadores. Os cidadãos podem não estar certos. Mas começam a estar fartos. Como lidar com esta saturação?
João António Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.