quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Audiência: misericordiosos como o Pai para perdoar e dar

Quarta-feira, 21 de setembro, audiência geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” é a passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículos 36 a 38, que serve de lema ao Ano Santo da Misericórdia e que foi o tema da catequese do Santo Padre nesta audiência geral.
O Santo Padre referiu, desde logo, que “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” não se trata de um slogan, mas de um compromisso de vida, que explicita o mandamento de Jesus no Sermão da Montanha segundo o qual devemos ser perfeitos como o nosso Pai celeste.
Efetivamente – continuou o Papa – ser perfeito significa ser misericordioso como Deus, que durante a história da salvação não fez outra coisa que não fosse revelar o seu amor infinito pela humanidade, culminando na entrega total de Cristo na Cruz. Essa perfeição no amor não se mede na quantidade, mas no compromisso dos discípulos em se tornarem sinais, canais, testemunhas da misericórdia de Deus – afirmou Francisco.
Segundo o Papa, este é o caminho da santidade, ser misericordiosos sabendo perdoar e sabendo dar-se.
Saber perdoar, longe de ignorar as exigências da justiça humana, é uma expressão da gratuidade do amor de Deus, que nos convida, não a condenar o irmão que peca, mas a recuperar a sua dignidade de filho do Pai – disse o Santo Padre.
Por outro lado, estar dispostos a dar-se, significa reconhecer que, na medida que recebemos de Deus todos os dons, devemos dar-nos aos irmãos, para que nesta mesma medida recebamos ainda mais de Deus! – declarou o Papa Francisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.