terça-feira, 26 de julho de 2011

Santa Ana e São Joaquim

Comemora-se hoje o Dia dos Avôs e Avós. Este dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus .
 
Nota biográfica:
       Segundo uma antiga tradição, que remonta ao séc. II, assim se chamavam os pais da Santíssima Virgem Maria. O culto de Santa Ana existia no Oriente já no séc. VI e estendeu-se ao Ocidente no séc. X. Mais recentemente foi introduzido o culto de São Joaquim.

Oração:
       Senhor, Deus dos nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Santa Ana a graça de darem ao mundo a Mãe do vosso Filho, alcançai-nos, por sua intercessão, a salvação que prometestes ao vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Fonte: aqui
 
  ‘Dia dos Avós’
- Esta celebração envolve-nos no perfume do reconhecimento...
- Chama-nos ao apoio...
- Diz-nos que é deveras importante e urgente tornar visível e trazer para o topo da agenda nacional as problemáticas do envelhecimento.
- Recorda-nos que, promovendo a relação avós-netos/idosos-jovens estaremos a construir uma sociedade mais humana.
- É apelo  à “solidariedade intergeracional”.
- Ensina-nos a celebrar a experiência de vida e a reconhecer o valor da sabedoria adquirida no convívio familiar, lugar especial para a aprendizagem das virtudes cristãs.
- É festejar os avós que são felizes com as suas famílias...
- É denúnciar  a existência de muitos idosos abandonados e maltratados...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.