A Conferência Episcopal Portuguesa convida os cristãos a unirem-se em oração pela paz nos dias 6 e 7 de outubro, no seguimento da proposta do Papa Francisco formulada no início da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
Na Missa de abertura da segunda sessão da Assembleia Geral do Sínodo sobre a sinodalidade, o Papa Francisco convidou os católicos à oração pela paz a 6 de outubro, na próxima segunda-feira, dia em que, às 16h00 de Portugal, o Papa Francisco rezará o terço na Basílica de Santa Maria Maior, com os participantes da Assembleia Sinodal, oriundos dos cinco continentes.
No dia 7 de outubro, o Papa convocou um dia de oração e jejum pelo dom da paz no mundo.
“Em comunhão com o Santo Padre, a Conferência Episcopal Portuguesa convida todos os cristãos, famílias, paróquias, comunidades religiosas, dioceses e outras instituições eclesiais a unirem-se em oração nestas duas ocasiões”, indica a Conferência Episcopal Portuguesa numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Na homilia da Missa de abertura da Assembleia Geral do Sínodo, Francisco lembrou que “a comunidade cristã está sempre a serviço da humanidade para proclamar a alegria do Evangelho a todos”.
“Precisamos disso, especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”, disse o Papa.
A tensão no Médio Oriente aumentou após o ataque de 7 de outubro de 2023 do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita, que fez 1.05 mortos, na maioria civis, e 251 reféns.
Israel iniciou operações contra o Hamas na Faixa de Gaza, provocando pelo menos 41 467 mortos e 95 900 feridos, além de mais de 10 mil desaparecidos, segundo números do Ministério da Saúde local.
Além da situação no Médio Oriente, Francisco tem repetido apelos em favor da “martirizada Ucrânia”, apelando ao fim da invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022.
Já na primeira sessão do Sínodo, em outubro de 2023, o Papa tinha convocado uma jornada de oração e jejum pela paz, concluída com uma celebração na Basílica de São Pedro.
/Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.