1. PONTUALIDADE
Chegue sempre pontualmente, inclusive antes de a santa missa começar.
Lembre-se de que o primeiro preceito da Igreja é participar na missa completa todos os domingos e festas de guarda e não fazer trabalhos ou atividades que impeçam a santificação desses dias.
Para isso, é importante chegar à igreja a tempo. Para quê? Para nos prepararmos espiritualmente, criando ambiente de silêncio e de oração, e fazendo nossa oração e adoração pessoal.
2. CUMPRIMENTE O SENHOR, LOGO QUE ENTRA NA IGREJA
Entrando na igreja, sua primeira ação deve ser cumprimentar o Senhor
Nunca entre na igreja distraído. Procure imediatamente o sacrário. Haverá uma luz vermelha acesa indicando o lugar em que o Santíssimo Sacramento está reservado. Se a sua saúde lho permitir, ajoelhe-se em adoração diante do Senhor.
Uma vez feito o ato de adoração, busque um bom lugar para se sentar, de preferência começando por ocupar os primeiros bancos que estiverem vazios.
3. MOVIMENTE-SE DENTRO DA IGREJA COM SAGRADO RESPEITO
Se você precisar de se movimentar dentro da igreja, faça-o com respeito. Se tiver de passar para o outro lado da igreja e tiver de passar em frente do altar, faça uma reverência profunda, ainda que a missa não tenha começado. Se o Senhor estiver no sacrário da igreja, ao passar para o outro lado, faça uma genuflexão simples (encostando o joelho direito no chão).
4. OBSERVE O SILÊNCIO
Haverá pessoas orando, preparando-se para a confissão ou confessando-se. Permaneça em silêncio ou orando, como preparação pessoal e para respeitar o momento dos outros com Deus.
Observe o silêncio antes, durante e depois da celebração, com excepção dos momentos em que se canta ou responde às ações litúrgicas.
Considere a igreja um lugar santo e a santa missa como um ato sagrado. Distinga bem, entre a igreja e a praça pública.
Isso implica em desligar ou silenciar o telemóvel; não o deixe sequer vibrando, porque isso pode distrai-lo e torná-lo dependente. Se, por distração, você se esquecer de desligar o telemóvel e ele tocar durante a missa, não saia da igreja para atender: desligue-o imediatamente.
5. VISTA-SE COM DECÊNCIA
No lugar onde se renova de forma incruenta o sacrifício de Cristo na cruz, vista-se com a dignidade do lugar e do momento, e não para se exibir ou dar nas vistas. Não use roupas inadequadas, ainda que faça calor, nem roupas esportivas, pijama, shorts etc.
6. SE VAI COMUNGAR, GUARDE JEJEUM EUCARÍSTICO
A Igreja pede-nos um jejum eucarístico de 1 hora (de comida e bebida) antes da sagrada comunhão, com exceção da água e dos remédios (CDC 919).
O jejum exige evitar inclusive as gomas de mascar, antes e durante a celebração. Esta norma não é opcional, e violá-la conscientemente é sacrilégio. Observar esta regra é sinal de máximo respeito de quem identifica a presença real de Cristo na Eucaristia; é também a preparação mais adequada para receber o Senhor.
7. AJUDE OS SEUS FILHOS
Se forem pequenos, evite que fiquem brincando ou incomodando os outros; eduque-os no respeito pelo lugar e pelo momento; assim, saberão a importância da Missa.
A assembleia deve ser compreensiva para com os irmãos mais pequeninos. Mesmo que possam distrair alguma pessoa adulta, esforce-se por se concentrar, lembre-se que é melhor habituarem-se desde novinhos a celebrara fé com a comuniudade.
8. A IGREJA, NO DIZER DE JESUS, É CHAMADA CASA DE ORAÇÃO
Portanto, o templo paroquial não é lugar para conversar. Não confunda a igreja com uma cafeteria, não se sente com as pernas cruzadas, como nos atos ou reuniões sociais.
A missa não é um momento para expressar afetos pessoais. Se você está com seu esposo(a) ou namorado(a), deixe as manifestações extravagantes de carinho para outro lugar e momento.
Deixe os cumprimentos, abraços e beijos aos amigos (as) para antes ou depois da Eucaristia.
A Missa é um encontro a com Deus; vivamo-la! Cada um dirigindo-se particularmente a Deus.
9. PARTICIPE ACTIVAMENTE, REZANDO E CANTANDO EM VOZ ALTA, EM UNÍSSONO COM A COMUNIDADE REUNIDA, MAS RESPONSAVELMENTE COMO SE NÃO ESTIVESSE MAIS NINGUÉM.
Participe ativamente da missa e deixe suas leituras e devoções pessoais para outro momento (por exemplo, rezar o terço), seja este antes ou depois da celebração. Durante a missa, evite os deslocamentos desnecessários, como peregrinar na frente de imagens de devoção.
10. NÃO CEDA À DISTRAÇÃO
Na Missa, deixe de lado todo outro assunto ou pensamento. Não desvalorize a missa com um coração dividido, pensando nos seus assuntos pessoais.
Não se ocupe de banalidades, nem se distraia olhando para os outros, muito menos com malícia. Tampouco passe o tempo todo olhando para o relógio, como se estivesse ansioso que a Missa acabe depressa.
Joaquim Correia Duarte, Facebook
(Com adaptações)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.