quinta-feira, 19 de julho de 2018

Viveu apenas 19 anos. Vai ser canonizado em outubro

O Papa anunciou hoje, durante uma Consistório Ordinário Público no Vaticano, que vai canonizar no dia 14 de outubro o Beato Nunzio Sulprizio, juntamente com os já previstos Beatos Papa Paulo VI e D. Oscar Romero.
O jovem leigo italiano, Nunzio Sulprizio (1817 – 1836), natural da Província de Pescara, que viveu apenas 19 anos mas que ficou conhecido como um exemplo para os mais novos, pela sua “fé inabalável” e a sua força de vontade no meio das adversidades.
Órfão desde cedo, foi criado pela sua avó materna que viria também a falecer quando Nunzio tinha apenas 9 anos de idade.
Foi então entregue à guarda de um tio, que apesar da sua tenra idade colocou-o logo a trabalhar como ferreiro e marceneiro.
“Sem poder frequentar a escola, foi obrigado a trabalhar inclusive quando ficou doente, com uma gangrena na perna”, refere a nota da Santa Sé.
Nunzio Sulprizio acabaria por ser adotado por uma família de Nápoles, mas “já era demasiado tarde”, pois a sua saúde tinha-se deteriorado irremediavelmente.
“Mesmo no meio da dor”, pode ler-se, “Nunzio deu testemunho de uma fé inabalável”.
“Jesus sofreu muito por mim. Por que não posso sofrer por Ele?”, dizia o jovem que entregava a sua vida a Deus e pela conversão dos outros, “mesmo que fosse por um único pecador”.
A morte acabaria por chegar em maio de 1836, depois de o jovem, já acamado, “pedir o crucifixo e receber os sacramentos”.
De acordo com os relatos da altura, atestados pela Santa Sé, o seu corpo, entretanto “desfigurado pela doença, começou a exalar um perfume de rosas, tendo ficado exposto durante cinco dias”.
Após ter sido sepultado, o seu túmulo tornou-se desde logo um local de peregrinação.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.