quinta-feira, 15 de junho de 2017

Na Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, a comunidade cristã tarouquense viveu o Crisma e Profissão de Fé de alguns dos seus mais novos

 
No dia 15 de junho, Solenidade do Corpus Christi, os 42 catequizandos do 6º ano fizeram a sua Profissão de Fé. Aliás, nesta comunidade paroquial, a profissão de Fé realiza-se todos os anos. Também teve lugar o Crisma de 38 pessoas desta comunidade, maioritariamente jovens.
Eles cantaram, leram, responderam, participaram . A festa foi deles e eles foram a festa.
Estes grupos de catequizandos têm muitas potencialidades. Oxalá que nunca lhes faltem o exemplo e o testemunho de seus pais, o empenho dos catequistas e a vivência cristã da comunidade para continuarem o seu amadurecimento na Fé, rumo à incorporação total em Cristo.
Crescei, amiguitos, saboreando a presença amiga e libertadora de Cristo na vossa vida!
Apesar da saturação natural que o fim do ano sempre acarreta; apesar das actividades em que muitos deles estão/estiveram envolvidos, a maioria levou a preparação próxima muito a sério. Não admira, por isso, que tenham estado  bem, mormente nos cânticos que sempre exigem bastante treino.
Parabéns, amiguitos! Que guardeis no coração pela vida fora aquilo que tantas vezes repetimos sobre Cristo "Creio em Ti, Senhor".
Saudamos os pais pela disponibilidade, agradecemos aos catequistas, aos ensaiadores, aos zeladores, e a todos os que colaboraram. Um abração enorme para vós, irmãos mais novos. Quanto esperamos todos de vós!
Que Cristo seja sempre o centro das vossas vidas.
Saudamos igualmente com alegria um grupo dos meninos que há dias fizeram a 1ªComunhão e que marcaram presença na Missa, procissão e oferta de uma flor a Nª Senhora. 

A presença do  nosso Bispo, D. António Couto

O nosso Bispo, D. António Couto, presidiu à Eucaristia do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor onde foi administrado o Crisma e os catequizandos do 6º ano fizeram a Prof. de Fé. Presidiu igualmente à Procissão. Depois, já na Igreja Paroquial, deu a Bênção do Santíssimo.
Na homilia, D. António falou-lhes e a toda a assembleia, a partir das leituras, do sentido da bênção. Mãos estendidas que comunicam o abraço de Deus, o seu carinho, amor e abundância do bom e do belo do Senhor.  O nosso Bispo interpelou-nos  no sentido da vivência do bem. Deixemos de falar mal dos outros, relevemos os aspetos positivos e dar-nos-emos conta como tudo é tão diferente! Como a relação entre as pessoas nos surpreende... Que o reafirmar do Batismo e a receção dos dons do Espírito  nos abram horizontes novas através de uma linguagem que encharca de bem o mundo...
A Procissão do Santíssimo Sacramento,
a Procissão  das procissões
Houve-se dizer que a fé de uma comunidade se vê pela maneira como vive e participa na Procissão do Samíssimo Sacramento, onde não vão imagens , mas o próprio Jesus , "tão real e perfeitamente como está no Céu." Por isto, a Procissão do Santíssimo é de longe a principal procissão de uma comunidade.
Parabéns ao grupo de pessoas que se dispôs a embelezar as ruas por onde passou a Procissão. Parabéns a todas as pessoas que colaboraram com oferta de flores e/ou trabalho. Cristo tudo merece e os gestos de delicadeza e de carinho só ficam bem a quem os tem.
Os crismados animaram com o cântico a Procissão, havendo entre cânticos, momentos de oração coletiva.
Em relação à Procissão do Santíssimo, há muito caminho a percorrer. Muito mais silêncio, mais participação orante e louvante. Esta NÃO é uma Procissão para ficarmos a ver passar ou a tirar fotos. É um momento para irmos TODOS, TODOS caminhando atrás do Mestre, louvando-O, rezando-Lhe, cantando...
Na Igreja Paroquial
 
Após a Bênção do Santíssimo Sacramento, as crianças fizeram a sua consagração a Nossa Senhora a quem entregaram uma flor. Seguidamente, foram saudar a pia batismal como que relembrando e atualizando o momento grande e belo do seu Batismo.
Finalmente, os crismados agradeceram ao Senhor Bispo a quem entregaram uma pequena renúncia com amor. Igualmente, tal como os da Prof. de Fé, saudaram os seus catequistas com sentida emoção.
Também um representante dos pais disse obrigado aos catequistas, ensaiadores e pároco pela colaboração na educação dos seus filhos. Uma responsável os Arautos da Alegria foi dizer aos crismados que o Grupo de Jovens os espera de braços abertos.
No encerramento do ano catequético, o pároco saudou vivamente catequistas, ensaiadores, catequizandos e seus pais.
Agradecimento ao senhor Bispo que nos deu a boa nova da sua presença, ao sr. Pró-Vigário Geral que em tempos também passou por esta paróquia, à Câmara pela impressão dos livrinhos, a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, deram a sua colaboração, aos sacerdotes que ontem atenderam de Confissão.
Zeladores
 Pela voz dos zeladores, consagrou-se a Paróquia ao Sagrado Coração de Jesus!
Abençoai, Jesus Amor, as nossas famílias, as nossas crianças, os nossos jovens, os nossos velhinhos, os nossos casais, toda a nossa comunidade!
Parabéns à Associação do Sagrado Coração de Jesus pelo trabalho realizado e obrigado pelas prendas aos catequizandos nas festas destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário