quarta-feira, 27 de maio de 2020

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO _ 2ª parte

AZEITE ou “Óleo precioso” (Salmos 133.2). O azeite tem vasta aplicação na vida oriental, servindo para alimentação, iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, além de curar certas enfermidades e feridas. o azeite ou óleo representa frescor, abundância, luz e remédio. Os israelitas usavam um azeite especial para a unção de sacerdotes e Reis chamado de azeite ou óleo da “unção” (Êxodo 30.22-33). Com azeite ungiam-se os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (I Samuel 10.1; 16.13; I Reis 1.39) era também chamado de óleo da alegria (Salmos 45.7). Jesus confirmou esta prática ordenando que se ungisse com óleo (Marcos 6.13; Tiago 5.14).
Ungidos com o óleo no Batismo, Crisma, Santa Unção, Ordem, fomos revestidos com a “Força do Alto” para a difícil caminhada da vida rumo à Casa do Pai. O Espírito deixa a marca de Deus em nós, o bom perfume do amor de Deus, cura as feridas do pecado e da limitação, ilumina, faz-nos viver a frescura da salvação, cura as nossas cegueiras, conduz-nos para Cristo, nossa luz, caminho e verdade.

SELO: O selo traz a ideia de possuir ou marcar propriedade, garantir a autenticidade (II Timóteo 2.19). Ao colocar o selo como um símbolo está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pedro 1.9). A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13). Os crentes têm sido selados (Efésios 4.30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Coríntios 1.22). Também em Apocalipse 7.2,3 diz que Deus mandará selar os seus para suportarem a grande tribulação e que os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta.
O Espírito garante a verdade da Mensagem, confirma-nos na fidelidade à Mensagem, faz-nos pertença de Deus. “De Deus viemos, em Deus nos movemos, para Deus caminhamos.”

SOPRO - Em Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûah] de vida. Jesus fez o mesmo com seus discípulos: “soprou sobre eles, e disse: recebei o Espírito Santo" (João 20.22).
Espírito Criador, Senhor que dá a vida, enche a nossa vida e a vida do mundo do Teu sopro divino e tudo será renovado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.