terça-feira, 26 de maio de 2020

Que significam os símbolos do Espírito Santo? - I




1- ÁGUAA água é indispensável para a vida, onde não há água não há vida. Assim também é essencial a presença do Espírito Santo para que haja vida espiritual. A água lava, limpa, hidrata, humedece, refresca e dessedenta. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como chuvas (Joel 2.23); como torrentes (Isaías 44.3); como rios (Ezequiel 47.1-12) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente no nosso meio (João 7.37-39). O Espírito 
que recebemos no Batismo e na Confirmação, traz-nos a vida de Deus e leva-nos para a vida com Deus, oferecendo-nos a vida nova de filhos de Deus. Pelo poder do Espírito, somos filhos no Único Filho.
2- VENTO Em Ezequiel 37.7-10 um vento vem para dar vida aos ossos secos. E no Pentecostes, “os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento…” (Act 2, 2)
O vento pode soprar com intensidades diversas, movimenta-se e movimenta, sacode, espalha as sementes, refresca … Assim é o Espírito de Deus, sopra onde quer e como quer, distribuindo os seus dons como Lhe apraz.
3- FOGO: A Bíblia diz em Hebreus 12.29 que "Deus é fogo consumidor". Por isso acreditamos que o Espírito Santo se manifesta como fogo. Não somente para juízo, mas também para revestimento de poder e purificação (Mateus. 3.11). O fogo, aquece e ilumina (Isaías 4.4). Deus se manifestou várias vezes ao seu povo numa coluna de fogo (Êxodo 13.21), por isso relacionamos o fogo com o Espírito Santo. No Pentecostes o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo (Atos 2.3).
O fogo destrói ervas daninhas, limpa, purifica, renova. Assim o Espírito Santo. É perdão; aquece os corações na fé esperança e caridade; transforma e chama à conversão, à renovação; convoca para a missão; gera a sementeira da Palavra e constrói a unidade.
 
POMBA: os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (Mateus 3.16; Marcos 1.10; Lucas 3.22; João 1.32), sublinhando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. A pomba era vista como um animal limpo (Gênesis 8.8-12) e símbolo de pureza. Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos (Mateus 10.16).
A pomba também era ave usada no sacrifício; “dois pombinhos (Levíticos 1.14 e Lucas 2.24). É também um pássaro que simboliza o amor. Nos cânticos de Salomão, vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Cântico dos Cânticos 5.12).
No Batismo de Jesus no Jordão, o Espírito desce sobre Cristo em forma de pomba, ungindo-O para a missão que Jesus iniciava.
Ungido pelo Espírito, Jesus é paz, Cordeiro inocente, simplicidade, afabilidade, amabilidade, doçura, paciência, amor, livre aceitação da vontade do Pai, sacrifício de expiação pelos pecados do mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.