segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FESTA DO "VIZINHO"

Dia 20 de Janeiro. A Igreja recorda o Mártir São Sebastião, que é o Padroeiro principal da Diocese de Lamego. O outro Padroeiro é Santo Agostinho. Daí a jaculatória: "São Sebastião e Santo Agostinho, intercedei pelos fiéis da Diocese de Lamego".

Na cidade de Tarouca, na rotunda que leva o seu nome, encontra-se uma capela dedicada a São Sebastião.
Neste dia, teve lugar aí a Eucaristia, presidida pelo P.e Adriano e concelabrada pelo P.e Carlos. Na homilia, o presidente da assembleia referiu-se ao facto deste jovem mártir ser o padroeiro da diocese e pediu que rezássemos pela Igreja Local, seu bispo, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos. Agradecendo e louvando o Senhor pelo testemunho corajoso, persistente e alegre de São Sebastião, indicou-o como exemplo de fé e de caridade e pediu que também hoje os cristãos fossem  às periferias e, junto dos que estão na "corda bamba", testemunhem Jesus Cristo com alegria e coragem.
Foram também recordados os mártires do nosso tempo, mormente na Síria, e por eles se rezou.
Porque estamos na  Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, pedimos a intercessão de São Sebastião junto de Deus clementíssimo para que o Espírito ilumine católicos, protestantes e ortodoxos e todos se deixem seduzir pela caminhada rumo à unididade, realizando o sonho de Cristo: um só rebanho e um só pastor.
Os cristão, que encheram o pequeno templo, participaram vivamente.
Que São Sebastião nos livre da fome, da peste e da guerra.

São Sebastião é vizinho da casa paroquial. Só a rotunda pelo meio. Daí o título deste post.

Quem foi São Sebastião?
Veja aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.