terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Apostolado dos Leigos inicia missão e inaugura site

Site: http://www.cnal.pt/

Nova estrutura quer planear «ações coordenadas e conjuntas» e responder com critérios cristãos «aos sinais que a sociedade suscita»


 
A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL), que reúne 42 organismos da Igreja Católica, deu início público às suas atividades e inaugurou na sexta-feira a sua página na internet.
Uma das principais finalidades da nova estrutura é planear “ações coordenadas e comuns das associações de fiéis, independentemente da sua finalidade e experiência”, explicou hoje à Agência ECCLESIA a presidente do Conselho Nacional da CNAL, Alexandra Viana Lopes.
Os membros da plataforma pretendem igualmente “estar atentos aos sinais que a sociedade suscita nas suas expressões culturais e sociais”, para que a Igreja consiga dar uma “resposta cristã mais segura a essas realidades”, acrescentou.
A responsável gostaria que aumentasse o número de organismos inscritos na CNAL, que atualmente correspondem a “aproximadamente metade” do total de associações aprovadas pelo episcopado português: “O interesse é que todos venham a sintonizar-se com este processo de comunhão dentro da Igreja”.
Alexandra Viana Lopes frisou igualmente que o site da CNAL , ao “tornar visível o bom que existe” e facilitar “o acesso centralizado a informações, atividades, formações e projetos”, é um “serviço a todos os leigos, quer sejam ou não organizados”.
“Chamamos ao site ‘Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos’, sem incluir a designação ‘Associações’, porque pretendemos oferecer a todos os leigos, sobretudo na secção ‘Enfoques’, a possibilidade de sintonizarem com o caminho de comunhão, conhecimento, testemunho e partilha de projetos”, referiu.
Para D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, a página é “um espaço de crescimento na estima, na cooperação e no respeito pela diversidade dos carismas, alicerçando a unidade na diversidade e procurando o discernimento colegial dos sinais dos tempos e das respostas a dar, hoje, às grandes questões da Igreja e do mundo”.
“Pela partilha de iniciativas, pela informação útil e constante, pela formação variada e permanente, este sítio constituirá, por certo, um ponto de referência na comunhão efetiva das associações de apostolado», salienta o prelado na saudação publicada na página.
Os antecedentes da CNAL remontam a 1979, quando um grupo de 29 associações de fiéis iniciou um percurso de conhecimento recíproco que levou à fundação, dois anos depois, do Conselho Nacional de Movimentos e Obras, extinto em 2011.
“Já se tinha feito um caminho de comunhão no sentido da estima recíproca, do conhecimento e da colaboração entre organismos”, observou Alexandra Viana Lopes, que com o novo organismo deseja o aprofundamento do relacionamento entre as instituições.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.