sábado, 26 de janeiro de 2013

A fé nunca pode ser questão de «opinião pessoal»

--
O cardeal-patriarca convidou os católicos a uma adesão completa “à fé da Igreja”, que devem sobrepor à qualquer posição pessoal, numa nova reflexão sobre os textos do Concílio Vaticano II (1962-1965)
“A fé católica não é uma questão de opinião pessoal”, refere D. José Policarpo, numa intervenção apresentada no canal do patriarcado no YouTube, a décima do programa 'Acreditar com o Concílio’.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinha que “a Igreja não se engana na fé”.
“Se eu sigo a fé da Igreja, tenho a certeza de que não me engano, de que estou na verdadeira fé”, defende.
O comentário do cardeal-patriarca parte de uma passagem da constituição conciliar ‘Lumen gentium’ (Luz dos povos), sobre a Igreja.
“Neste texto, o Concílio fala-nos da Igreja como mistério e, portanto, objeto de fé”, assinala, na reflexão escrita que acompanha o vídeo.
D. José Policarpo observa, por isso, que “a Igreja não é uma qualquer instituição humana que muda de verdade ao sabor dos tempos e das culturas; a sua palavra é eterna, é a atualidade da Palavra de Cristo”.
“A história mostrou-nos que pessoas individuais, que depois agregaram grupos, podem afastar-se dessa verdade de fé recebida dos apóstolos. Isto mostra que, quando alguém tem interrogações ou dúvidas acerca da fé, não pode ter em conta só a sua sensibilidade ou opinião; tem de escutar o Povo de Deus no seu conjunto e a sua maneira de conceber a fé da Igreja, ao longo dos séculos”, conclui.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.