domingo, 30 de setembro de 2012

OS DESAFIOS DE OUTUBRO

--
1. Outubro, Mês do Rosário
Veja aqui

 
2. Outubro, Mês Missionário
 
ORAÇÃO MISSIONÁRIA
Espírito Santo,
que desceste sobre os Apóstolos e os fizeste anunciadores do Evangelho:
derrama os teus dons sobre cada um de nós e torna-nos sensíveis aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos;
desperta em muitos corações (crianças, jovens e adultos...) o ideal missionário;
dá força e coragem a todos quantos se entregam totalmente ao serviço da MISSÃO.
Amen

3. ANO DA FÉ
Este ano "começará a 11 de Outubro de 2012, no quinquagésimo aniversário do Concilio Vaticano II, e terminará a 24 de Novembro de 2013, durante a solenidade do Cristo rei do universo", declarou o papa.
"Será um momento de graça e de compromisso para uma conversão sempre mais integral a Deus, para reforçar a nossa fé e a anunciar com alegria aos homens dos nossos tempos“ - Bento XVI

4. Sínodo dos Bispos
De 7  a 28 de Outubro, decorre em Roma o Sínodo dos Bispos, sob o tema: "A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ".
Em representação da Conderência Episcopal Portuguesa (CEP), participarão no Sínodo D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e D. António Couto, Bispo de Lamego.
Pede-se a caridade de uma prece pelos bons frutos do Sínodo.

5. Início da Catequese Paroquial
Em 13 de Outubro, começa o novo ano catequético:
  • 14.30h - acolhimento
  • 15 horas - Eucaristia
  • Encontro com os pais e distribuição dos grupos
 6. Semana Nacional da Educação Cristã 
 
 A Semana Nacional da Educação Cristã arrancou em 29 de setembro, terminando em 7 de outubro, é uma ocasião para mostrar a importância que a catequese e a disciplina de educação e moral religiosa católica podem ter na formação das crianças e dos jovens. Uma importância ainda maior neste tempo de crise, sublinha D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

“Neste tempo difícil em que vivemos, marcado pela crise, e pelas provações, mais razões temos para encontrarmos na descoberta dos valores cristãos esse sentido da dimensão da partilha, da solidariedade, e na educação para os valores nessa matriz cultural cristã que a Europa tanto precisa”, defende D. António Francisco dos Santos.

A Semana Nacional da Educação Cristã desafia professores e catequistas a privilegiarem a consolidação da fé no meio das comunidades.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé explica que muitos pais confundem catequese com educação e moral, mas “uma não invalida a outra”, porque a iniciação cristã que a catequese dá deve ser complementada com a formação para a cidadania que a educação e moral permite.

D. António Francisco dos Santos sublinha que é muitas vezes através das crianças que muitos pais (re) descobrem a dimensão da fé, daí a importância do ensino desta disciplina.

Este responsável confirma que a não colocação de professores também atingiu este ano alguns docentes de Educação e Moral e garante que a Comissão Episcopal está a acompanhar a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.