quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Música litúrgica na internet


Desde o início do ano que já se pode aceder a um sítio na internet que pretende ser mais uma ajuda na preparasção dos cânticos das Missas. Ao digitar o www.canticos.org na barra de endereços de qualquer programa de navegação na internet, consegue-se aceder à letra de centenas de cânticos litúrgicos e às respectivas partituras, bem como ouvi-los através de versões vídeo ou áudio.

Este espaço é a concretização dum projecto que nasceu com a edição do Laudate, uma compilação impressa em duas versões - letra e partituras -, que junta os cânticos e as orações usadas na liturgia. Dada a elevada procura destes livros, a versão com notação musical acabou por se esgotar e a isso sucederam-se imensos pedidos de reimpressão. Uma obra desta envergadura comporta elevadíssimos encargos, quer na produção quer na impressão, e, porque todos os dias surgem novos títulos musicais na área do canto litúrgico, é sempre necessária uma morosa actualização. Foi na ponderação destas desvantagens que a equipa organizadora acabou por decidir aproveitar as potencialidades das novas tecnologias da informação e disponibilizar online todo o conteúdo das edições impressas. Desta forma estariam a prosseguir os objectivos iniciais com a grande vantagem de alargarem ainda mais os beneficiários do Laudate e assim contribuir para o crescimento do canto litúrgico e investir na animação nesta área.

Apesar da complexidade do sítio, neste momento, já se. pode contar com 350 títulos e espera-se chegar, a médio prazo, ao milhar. Para isso, também se aguarda a contribuição dos próprios visitantes, que podem dar as suas impressões e sugestões bem como enviar para a organização outros cânticos que não estejam ainda listados. Pretende-se, assim, que esta nova versão do Laudate seja também um organismo vivo, que vai crescendo à medida que vai sendo alimentado pelos próprios agentes pastorais.

Para além da letra, da notação musical, do áudio e do vídeo, há outras funcionalidades que, decerto, vão agradar aos seus utilizadores. A todos os cânticos são atribuídas categorias – cerca de 40 – que identificam as ocasiões litúrgicas para as quais eles são indicados. Basta um clique numa delas, para se poder aceder a uma extensa lista de sugestões adequadas.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.