sábado, 11 de fevereiro de 2012

Há ocasiões em que a vida nos deixa mais em baixo e então uma palavrinha de apoio cai muito bem!

--
Encontrei-me com ambas ao mesmo tempo, por casualidade.
Uma   queria informar-se sobre questões relacionadas com o baptismo de seu filhito. É uma jovem mãe amável e afável. Ficou esclarecida e ficou de, em família, fazer as suas opções.
Aproveitei para a felicitar pelo papel que tivera há uns tempos, ajudando um casal seu amigo a caminhar para a celebração do matrimónio. Trabalhou muito, sempre discreta e perseverantemente.  Disse-me que isso não contava, o que realmente a deixou feliz foi sentir a felicidade daquele casal após decidir-se pelo passo dado.
Referiu que não estava à espera que a felicitasse pelo trabalho, mas acrescentou que lhe tinha caído bem a surpresa, pois há ocasiões em que a vida nos deixa mais em baixo e então uma palavrinha de apoio cai muito bem.
A outra pessoa, que assistira à conversa, vinha dizer-me, com alguma tristeza, que afinal não lhe tinha sido possível realizar determinada tarefa que lhe havia pedido em prol da comunidade. Disse-lhe que compreendia perfeitamente e que não se preocupasse, o assunto havia de se resolver. Afinal ela já fizera e está a fazer tanto pela comunidade...

Depois perguntei alto a mim  mesmo mais do que a elas:
- Se cada família desta comunidade fizesse pelos outros algo parecido aos que vocês têm feito, imaginam a maravilha que seria esta comunidade paroquial!? Há, felizmente, um punhado de pessoas  que, à sua maneira colabora. Mas se fossem muitas mais....
Vi-lhes o sinal de assentimento. Mas uma acrescentou:
- Não é fácil. A gente ouve o que não quer e obtém reacções de que não gosta...
- Talvez - ripostei - se a senhora se metesse na sua vida, fechada em si e nas suas coisas, não ouviria o que não quer. Mas seria feliz? Acha que fomos criados para sermos um tanque de água estagnada, fechada e apodrecida?
Lembrámos então o Evangelho que nos apresenta o caminho da sementeira, não o da colheita, esse pertence a Ele...

Os Leigos! Quando querem são capazes de autênticos milagres também no campo da evangelização e da mobilização da comunidade.
Quando ecoar com vibrante alegria, no fundo do coração de cada leigo, a voz da missão e da evangelização, então tudo será diferente. E vai ser. Eu confio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.