quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2012: Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional

---
Idosos mais activos
O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional, pretendendo, com esta iniciativa, que os nossos idosos tenham maior qualidade de vida.
Todos temos o direito de nos sentirmos bem connosco próprios e com os outros e para isso é importante que tenhamos saúde e os meios adequados para a nossa realização individual. Para tal temos que ter uma vida activa, dentro das nossas capacidades, e não podemos deixar cair os braços quando a reforma chega.
Não há muitos anos as pessoas trabalhavam até morrer e só uma incapacidade muito grande as levava a parar. Hoje, entre nós, já não é assim. Muitos, sobretudo homens, param todas as actividades e esse é o melhor caminho para a melancolia e a depressão e mesmo para a morte.

Uma vida sem objectivos deixa de ter sentido. É importante ter o tempo ocupado. E podem ser muitas as actividades que estão ao alcance do idoso. Fazer pequenos trabalhos de jardinagem ou agricultura, ajudar nas actividades domésticas, passear, visitar amigos ou familiares que já não podem sair de casa, ir até ao café, ler o jornal e/ou um livro interessante, etc., etc.. É importante variar as actividades e fazê-las com gosto. Há actividades proporcionadas pela comunidade, sejam recreativas, religiosas ou sociais, nas quais o idoso só ganha em participar. Se esses encontros proporcionam convívio de diferentes gerações melhor.
E porquê ir de carro, se a pessoa tem tempo e capacidade de ir a pé ou de bicicleta?
As actividades, além de proporcionar momentos felizes e retirar o idoso da ociosidade, envolvem questões importantes como estímulo dos mecanismos cognitivos (memória, atenção, percepção, raciocínio, julgamento, criatividade), integração intra e interpessoal, e possibilita, dependendo da actividade proposta, o estímulo dos movimentos motores.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.