Na sua mensagem para a Quaresma de 2026, o Bispo de Lamego, em sintonia com o lema proposto pelo Papa Leão XIV — “Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão” — convida os fiéis a orientarem toda a sua vida para Deus.
A verdadeira escuta não é a do ruído superficial do mundo, mas a escuta profunda da Palavra de Deus, que transforma o coração. Inspirado no profeta Isaías, recorda que o objetivo fundamental do povo é subir ao encontro do Senhor para aprender os seus caminhos. Também evoca o Êxodo e Neemias para mostrar como Deus escuta o seu povo e como este responde com jejum, confissão dos pecados e renovação espiritual.
A conversão quaresmal implica sair das distrações e preocupações excessivas, jejuar não apenas de alimentos, mas também de palavras e atitudes que ferem os outros. Trata-se de purificar o coração, fortalecer a caridade e viver com maior leveza, sem ódios, invejas ou indiferença.
No âmbito da caridade concreta, recorda que, em 2025, a Renúncia Quaresmal ajudou uma paróquia no Líbano. Para 2026, propõe que a ajuda se destine ao povo Gumuz, na região de Metekel, na Etiópia, apoiando os Missionários Combonianos na construção de uma escola em Gilgel Beles, promovendo a educação de crianças em situação de grande pobreza e insegurança. Parte dos donativos poderá também apoiar famílias pobres da diocese afetadas pelas intempéries.
A mensagem conclui com um apelo à vivência da Quaresma como tempo de oração, comunhão, justiça, verdade e conversão, desejando que todos experimentem a alegria de serem filhos de Deus e irmãos uns dos outros.
Pode ler aqui o texto integral.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.