quinta-feira, 3 de março de 2022

6 Março 2022 - 1º Domingo da Quaresma – Ano C

Leituras: aqui

1º Domingo da Quaresma

ENVOLVIDOS

Admonição inicial:

A Quaresma envolve-nos num caminho de conversão interior, que se pretende dê frutos também na vida
exterior. O quotidiano da nossa existência é exigente e desafiador. As propostas são muitas, e as respostas são, por vezes, ainda mais. Umas bastante assertivas e salvíficas. Outras um tanto obscuras e fraturantes.
O Evangelho deste domingo leva-nos aos primeiros dias da vida pública de Jesus, em que foi tentado pelodemónio. O nosso Bispo alerta-nos para a existência de alguns males entre nós que podemos considerar as novas tentações, “como a mentira, a calúnia, a insolência, a maledicência, a falta de temor de Deus, a perversão de sentido, males não menos contagiosos e letais, porque corroem e vão pouco a pouco minando e matando a alma” (nº1).
Portanto, este é o tempo da libertação e da misericórdia. Deus envolve-nos com o Seu amor e a Sua
infinita compaixão. Nós, ao sentirmo-nos envolvidos nessa ternura divina, temos de contagiar tudo e todos, para que muitos mais se sintam envolvidos pelo Amor que salva.(Colocar no monte calvário a palavra: ENVOLVIDOS) 

Reflexão

1º: Estamos na Quaresma de 2022!

2º: Mas que significa Quaresma?

3º: Quaresma quer dizer 40 dias de preparação para a principal festa dos cristãos, que é a Páscoa.

1. Sabemos que o tema do nosso ano pastoral são aquelas palavras que Jesus pronunciou no Jardim das Oliveiras, imediatamente antes de ser entregue por Judas e preso pelos soldados.

2: Recordai-nos essas palavras de Jesus:

1º e 3º: “Levantai-vos! Vamos!”

1º: Levantai-vos do banco do pecado, do egoísmo, da falsidade, do rancor, da maldade, da indiferença religiosa. Destes e de outros bancos que, parecendo fofos, nos entorpeçam e paralisam os nervos do coração e da vida.

2º: E vamos para onde?

3º: Vamos para onde Jesus nos levar. E tenhamos a certeza: Ele sabe o caminho de cor e salteado. Ele não Se engana nem nos engana.

Todos: “Levantai-vos! Vamos!”

1º: No Evangelho desta Eucaristia, Jesus levantou-se e partiu para o deserto. Aí jejuou durante 40 dias e foi tentado pelo Diabo.

2º: O Diabo usou todas as artimanhas para tentar Jesus. Mas Jesus venceu o tentador.

3º: Pois, Quaresma é tempo de conversão, de mudar de vida, de vencermos as tentações do mal, para que o nosso coração se pareça com o coração bonito de Jesus. A conversão, a mudança de vida, só depende de cada um de nós. Só cada um a pode fazer. Está disposto a converter-se???

Todos: Quaresma é tempo de conversão, que se manifesta na oração, no jejum e na renúncia.

1º: Diz a 2ª Leitura: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». A 1ª Leitura indica o caminho: “Colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».

2º: Quaresma é tempo de oração mais intensa, para escutarmos a Palavra de Deus, conhecermos melhor o Seu projeto para a nossa vida, suplicarmos o Seu perdão, confiarmos ao Senhor os nossos profundos desejos, a vontade de sermos bons e generosos. 

3º: Precisamos de Deus como de pão para a boca!  Deus é o primeiro, o mais importante.  Qual é o seu compromisso de oração para esta Quaresma?

Todos: Quaresma é tempo de conversão, que se manifesta na oração, no jejum e na renúncia.

1º: Quem tem a ver esta caixinha que está aqui ao pé do altar com a Quaresma?

2º: É a caixa da renúncia quaresmal. É o nosso altar do amor ao próximo. Aqui vamos colocar o que poupamos com as coisas a que renunciamos para ajudar os que mais precisam por esse mundo fora.

3º: Quando renunciamos a coisas a que tínhamos todo o direito para poder ajudar quem precisa, é um gesto belíssimo de amor.

Todos: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei, diz o Senhor.

1º: Quaresma é tempo de jejum e de abstinência. Como vimos no Evangelho, Jesus jejuou durante 40 dias.

2º:  O preceito da abstinência obriga os fiéis a partir dos 14 anos completos. O preceito do jejum obriga os fiéis que tenham feito 18 anos até terem completado os 59. Mas os mais novos e os velhinhos também devem fazer abstinência e jejum de acordo com a sua idade e saúde.

3º: Abstinência: em cada sexta-feira da Quaresma evitemos comer carne. Mas, nesta Quaresma, façamos abstinência de palavras ofensivas, de gestos de egoísmo, de falar mal dos outros, de atitudes violentas, de julgamentos falsos…. Jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa são dias de jejum e abstinência. Na disciplina tradicional da Igreja, a concretização do jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma refeição, embora não se excluísse que se pudesse tomar alimentos ligeiros às horas das outras refeições. Mas, nesta Quaresma, façamos jejum de palavras feias e de má educação, de atitudes de indiferença em relação a Deus e aos irmãos, de gestos de soberba e arrogância, de sentimentos de ódio e de vingança, de preguiça e comodismo…

Todos: Quaresma é o tempo da libertação e da misericórdia. Deus envolve-nos com o Seu amor e a Sua

infinita compaixão.

1º: Envolvidos num caminho de conversão interior, que se pretende dê frutos também na vida

exterior.

2º: Envolvidos no amor e na infinita compaixão de Deus, confiemos n’Ele, rezemos-Lhe nesta Quaresma de forma especial.

3º: Envolvidos pela caridade e pela liberdade de Deus, amemos os irmãos carenciados com gestos de renúncia e façamos jejum e abstinência que nos libertam das coisas que nos prendem.

1ª, 2º, 3º: Levantai-vos! Vamos! Percorramos com Cristo a Quaresma. Para com Cristo ressuscitarmos na Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.