sábado, 24 de outubro de 2015

Plano Pastoral Paroquial 2015/16


Paróquia de S. Pedro de Tarouca - PLANO PASTORAL
2015-2016 



Ao longo do ano pastoral 2015/2016, a Paróquia de S. Pedro de Tarouca sensibiliza para a oração e liturgia, aprofunda o seu sentido na vida da comunidade cristã, e ajuda a todos no acolhimento e testemunho da Misericórdia de Deus, como dom que nos faz felizes.

 

Lema do ano pastoral 2015/2016: IDE E FAZEI DA CASA DE MEU PAI, CASA DE ORAÇÃO E DE MISERICÓRDIA           

 

Enquadramento

Perspetivamo-nos na sequência do “itinerário temático e vivencial dos últimos três anos pastorais” com um forte acento missionário assinalado pelo imperativo “ide”. (ver Carta pastoral 1-3)

Esse sentido missionário implica cultivar o sentido de relação, de pertença e de atenção a uma comunidade, em constante renovação. Fazer da Casa de Deus, casa de oração para todos o povos  exige que “a Igreja e a paróquia”sejam “a casa onde todos devem ser fraternalmente acolhidos, e se devem sentir valorizados, visíveis e eclesialmente incluídos”. “Fazer da Igreja e da paróquia um novo lugar, um novo espaço relacional, onde todos possam dizer com alegria (…): «A Igreja é a nossa casa! Esta é a nossa casa!» (Ver Carta pastoral 4-8) é um desafio acutilante, sempre presente.

A oração “é o verdadeiro alicerce da nossa fé”(Carta pastoral,7), alimento substancial dos discípulos de Jesus.

 Ajudar os batizados a (re)descobrir e aprofundar o sentido da oração e da liturgia é criar condições para uma comunidade cristã mais autênca e sólida.

Fazê-lo à luz da Misericórdia é revestir-se do ingrediente mais saboroso ao nosso alcance.

No Jubileu Extraordinário da Misericórdia, acolher e testemunhar a Misericórida de Deus para com todos aparece como a linha mais envolvente a ter em conta. “O ano pastoral em que agora entramos apresenta-se repleto da bondade e da riqueza do nosso Deus. Mas o essencial será sempre acolhermos e e experimentar na vida a misericórdia de Deus e deixar-se transformar por ela” (Carta pastoral, 10)

- No que respeita à Oração, são vários os aspetos a considerar ao longo do ano: sensiblizar as pessoas para o valor da oração; ensinar a rezar; proporcionar experiências diversificadas de oração, aprofundar o sentido da oração (métodos, conteúdos, formas…): . Lectio divina – Meditação – Leitura Bíblica  - Salmos da Bíblia;  Liturgia das Horas ; Oração pessoal – Oração litúrgica – Oração em família;  Piedade popular – Terço – Adoração ao Santíssimo

No que respeita à Liturgia para lá da valorização de todas as expressões litúrgicas presentes na comunidade cristã, com relevância para a Eucaristia, há todo um campo de ação relacionado com os intervenientes na ação litúrgica: acólitos, leitores, grupos corais, ministros extraordinários da comunhão, pessoas que cuidam dos espaços litúrgicos, etc.

- A referência à Misericódia põe- nos no caminho de uma atenção especial ao Sacramento da Penitência. “Com convicção ponhamos novamente o sacramento da Reconciliação no centro, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior” (MV,17).

 

OUTUBRO – NOVEMBRO

Tema:  Chamados à Oração e à Misericórdia

Objetivo: Mobilizar e sensibilizar os agentes pastorais, movimentos e comunidades eclesiais para uma vivência empenhada e evangelizadoras, do novo ano pastoral à volta da Oração e da Misericórdia.

Slogan: IDE E FAZEI DA MINHA CASA CASA DE ORAÇAO E DE MISERICÓRDIA

Enquadramento

  • Os agentes pastorais, em geral, os movimentos e as paróquias são protagonistas fundamentais na missão pastoral como destinatários e agentes. É importante mobilizar a todos, canalizar todas as energias para as iniciativas julgadas oportunas e mais importantes.
    Ações:
    -  Divulgar pelo jornal o projecto do Plano Pastoral  para ser analisado pela comunidade que, assim, é convidada a fazer chegar o seu contributo aos seus representantes no Conselho Pastoral.
    - 29/9: São Miguel. São Miguel -  Festas do Concelho. O GASPTA presente na Feira de S. Miguel
    - Reunião geral de catequistas em 1 de outubro no Centro Paroquial
    - Início da catequese em 3 de outubro: Missa, reunião de pais e envio
    - Reunião do Conselho Pastoral em 23/10 para debate e possível aprovação do Plano Pastoral
    - Dia Mundial das Missões em 18/10/2015
    - Solenidade de Todos os Santos em 01/11/2015. Ida ao Cemitério.
    - Novembro, Mês das Almas: pela oração e pela caridade, pedimos que a Misericórdia de Deus acolha os irmãos que partiram.
    - Semana dos Seminários de 8 a 15 de novembro
    -14 de novembro: magusto da catequese
    - Festa nos Esporões
    - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo em 22/11/2015. Missa em Cristo Rei
    - Divulgar, através do jornal e do boletim “Apelo” a Carta Pastoral do nosso Bispo e a Bula de apresentação do Ano Jubilar da Misericórdia. Também nas reuniões de grupos esta temática terá lugar.
     
    ADVENTO – NATAL
    Tema: Oração, caminho de solidariedade com o mundo de hoje.
    Objetivo: Que à volta do mistério do Natal, as pessoas assumam na oração e solidariedade as situações difíceis da humanidade e as olhem como realidade  onde está presente a salvação de Deus.
    Enquadramento

  • Somos naturalmente sensíveis às várias situações de sofrimento e dor presentes no mundo. Mas por vezes temos dificuldade em fazer dessa realidade alimento da nossa oração. O risco de uma oração desencarnada da realidade é uma constante. O Natal cristão é a celebração do nascimento de Deus, que se faz homem no meio de nós e em permanente relação com o Pai, nos traz a salvação, com o dom total da sua vida.
  • É preciso ajudar os cristãos a ligar a vida do mundo hoje com a salvação de Deus; ajudá-los a rezar as situações do dia a dia, a tomar atitudes de solidariedade, e a interpretar o mundo como realidade onde está a acontecer a salvação.
    Slogan: ORAÇÃO E SOLIDARIEDADE
                 COM TODA A HUMANIDADE
    Ações:
    - Dedicar cada semana do Advento a alguma situação dificil (dolorosa, injusta…) da humanidade:
    1.ª  - REFUGIADOS/GUERRA – PAZ
    2.ª- FOME/DESEMPREGO/ DESIGUALDADES SOCIAIS – JUSTIÇA
    3.ª- DESILUDIDOS/SOLIDÃO(tristeza) – ALEGRIA
    4.ª-NÃO CRENÇA/INDIFERENÇA – FÉ
    - Vigília de Oração Mariana na Igreja, em 7 de dezembro
    - Solenidade da Imaculada Conceição em 08/12/2015. Início do Ano Santo da Misericórdia, que vai terminar a 20 de novembro de 2016. Dia da Côngrua Paroquial
    - 25 de dezembro: Natal do Senhor
    - 27 de dezembro: Festa da Sagrada Família.
    - Ao acender a vela da coroa do Advento, na missa dominical, colocar uma fita (cores diferentes para cada domingo…) fazer uma pequena oração apropriada.
    - Divulgar essa oração através do Boletim Apelo para que a mesma se faça em família, na catequese e nos encontros de todos os grupos paroquiais.
    - A partir do GASPTA e/ou  de algum Movimento ou Associação ter gestos de atenção e solidariedade para com pessoas ou famílias em situação de especial dificuldade.
    - Interrupção natalícia da catequese 26 de dezembro e 2 de janeiro
     
    JANEIRO – FEVEREIRO
    Tema: A oração e a misericódia à Luz da Bíblia
    Objetivo: - Proporcionar momentos de encontro, reflexão e oração, na comunidade em geral ou em pequenos grupos (família ou famílias) que ajudem a (re)descobrir e aprofundar o sentido da oração e da misericórdia à luz da Bíblia.
    Enquadramento

  • È bastante acentuada a distância, por parte dos cristãos, em relação à Bíblia. Embora com melhorias significativas em relação ao passado, a Bíblia como apoio para a oração e reflexão no dia a dia das pessoas é bastante ténue, sobretudo no ambiente familiar. E a Bíblia é o Livro fundamental onde Deus revela o sentido da  Sua Misericórdia e nos apresenta as indicações mais preciosas para a oração.
  • É necessário ajudar os cristãos a relacionarem-se mais com a Bíblia e a fazer dela ponto de apoio para a oração e para viver a vida segundo Deus.
    Slogan: NA BÍBLIA A BÊNÇÃO
                E A LUZ DO CORAÇÃO
    Ações:
    - Dia Mundial da Paz e 1 de janeiro de 2015,  
    - Semana da Bíblia e da Família, de 17 a 24 de janeiro, para aprender a acolher e a rezar a Misericórdia de Deus na Bíblia. Encontro de famílias.
    - 20 de janeiro: São Sebastião, servidor da Misericórdia.
    - 11 de fevereiro: Dia Mundial do Doente. A cruz do discípulo no seguimento do Mestre
    - Interrupção da catequese a 6 de Fevereiro (Carnaval)
    - Quarta-feira de Cinzas -  início da Quaresma – em 10/2
    - Festa da Catequese no Auditório Municipal em 27 de fevereiro de 2015, sob o lemaIDE E FAZEI DA CASA DE MEU PAI, CASA DE ORAÇÃO E DE MISERICÓRDIA”
               
    QUARESMA – PÁSCOA
    Tema: Chamados à misericórdia e ao perdão.
    Objetivo: -.À luz da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus todos são chamados a redescobrir a misericórdia de Deus e a abrir-se à alegria do perdão.
    Enquadramento

  • A Quaresma e a Páscoa têm entre os cristãos um significado muito especial. A Quaresma é vivida num certo espírito de interioridade e conversão, de abertura à reconciliação, ao perdão de Deus, que culmina na alegria da Páscoa. No mistério pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus) manifesta-se toda a densidade da Misericórdia de Deus para connosco, todo o seu perdão.
  • É importante ajudar as pessoas a redescobrir o rosto misericordioso de Deus, e a viver o dom do perdão. “A Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus”(MV, 17).
    Slogan: CHAMADOS À MISERICÓRDIA E AO PERDÃO        
    Ações:
    Via Sacra pelos povos, sob o lema CHAMADOS À MISERICÓRDIA E AO PERDÃO
    14/2 em Teixelo; 19/2 em Valverde;  21/2 em Cravaz; 28/2 em Gondomar; 04/3 em Arguedeira; 06/3 na Senhora das Necessidades; 11/3 em Castanheiro do Ouro; 13/3em Esporões; 25/3 em Tarouca
    -Celebração das Bodas de Prata e de Ouro Matrimoniais em 28 de fevereiro
    - Visita aos doentes na semana de 13 a 19 de março
    - 19 de março: Dia de São José, Dia do Pai e Comunhão Pascal da Paróquia

- Quinta-feira Santa- Missa da Ceia do Senhor
- Sexta-feira Santa. Via Sacra em Tarouca (Das Piscinas até à Igreja )
- Sábado Santo – Vigília Pascal

- Interrupção da catequese (Páscoa) em 28 de março e 2 de abril

- Páscoa a 27 de março, Visita Pascal na forma habitual

            - Ter em conta em cada semana algum aspeto importante relacionado com a misericórdia ou o perdão.

           

MAIO – JUNHO

Tema: A Oração, caminho com Deus e com os outros.

Objetivo: Sensibilizar para a oração como espaço para acolher e saborear a ternura de Deus e fonte de apreço pelos outros.

Enquadramento

  • Às vezes a oração é tida pelas pessoas como algo pesado e difícil, só para certos momentos problemáticos da vida, a pensar mais em nós que nos outros. A oração é diálogo amigo com Deus, que nos ajuda a saborear (perceber) a sua ternura para connosco e a crescer no apreço pelos outros.
    Slogan: ORAÇÃO: SABOREAR A DEUS, APRECIAR O IRMÃO.         
    Ações:
    - 01 de maio: Dia Mundial do Trabalhador e Dia da Mãe
    - 12 de maio: Procissão de Nossa Senhora de Fátima (da Senhora das Necessidades para a Igreja Paroquial)
     - 22 de maio: Reunião dos pais dos meninos que vão fazer a 1ª Comunhão, Profissão de Fé e Crisma
    - 29 de maio: Profissão de Fé – Corpo de Deus
    - Jornada Diocesana da Juventude, este ano em Santa Helena
    - 5 de junho: 1ª Comunhão
    -Sacramento da Confirmação (Crisma) ? (A confirmar com o Sr Bispo)
    - 9 e 10 de junho: 6º ano na Peregrinação das Crianças a Fátima (Só 6º ano)
    - 12 de junho: encerramento da catequese
    - 18 de junho: Festa de Sto António em Arguedeira
    - 24 de junho: Festa de São João em Gondomar
    - 29 de junho: Festa do Padroeira da Paróquia, São Pedro
     
    JULHO – AGOSTO - SETEMBRO
    Tema: A alegria nasce da misericórdia de Deus
    Objetivo: Que por ocasião das festas as pessoas reconheçam a alegria que vivem e partilham como dom nascido da misericórdia de Deus que nos gosta de ver reconciliados com Ele e com os outros.
    Enquadramento

  • As festas estão particularmente ligadas ao sentido religioso da vida. Os Santos Padroeiros, a receção dos sacramentos, o percurso catequético, os convívios paroquiais, enquadram a maior parte das expressões festivas entre nós. É importante ajudar as pessoas a tomar consciência da misericórdia de Deus como fonte de alegria e de uma vida reconciliada, partilhada e convivida com os outros.
    Slogan:  A NOSSA ALEGRIA NASCE DA MISERICÓRDIA DE DEUS
    Ações:
    - 02 de julho: começa a Novena de Sta Helena
    - 03 de julho: Festa da Sra das Necessidades e da Sra das Dores
    - 10 de julho: Festa de Sta Helena
    - 24 de julho: Festa de Cristo Rei
    - 11 de setembro: convívio da Freguesia no Senhor do Monte
    - Procissão de Velas e Missa em Valverde em 15 de setembro
    -  Nas procissões: levar uma cartaz alusivo ao tema (slogan); apresentar algo alusivo ao Ano Jubilar da Misericórdia (por exemplo: as Obras de Misericórdia, etc).
                - Autocolantes ou cartazes com o slogan ou outras mensagens afins (nas festas e convívios paroquiais).
     
    Adenda:
    - Em cada 1ª sexta-feira, Terço, Eucaristia e Bênção do Santíssimo Sacramento, na Igreja Paroquial
    - De março a outubro, em cada 3º domingo, terço e Eucaristia em Santa Helena
    - Continuam as obras do Centro Paroquial. Em relação a esta obra, que sendo da comunidade cristã, queremos que seja de Deus, motivemos todas as pessoas. “Sede misericordiosos (para com o Centro Paroquial) como o Pai do Céu é misericordioso.”
    - Cada grupo paroquial orientará as suas atividades pelo lema do ano pastoral.
    - Outras atividades poderão a seu tempo integrar o Palno Pastoral desde que obedeçam ao tema deste mesmo Plano Pastoral.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.