quinta-feira, 1 de maio de 2014

Maio, Mês de Maria




"De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.”  (Lc 1,48-49).
1. Maria: um coração que era sim para a vida."Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho nascido de mulher
" (Gl 4,4). Deus escolheu uma mulher para participar de um modo especial no seu plano de salvação. Ele dá-Se a nós em Jesus por meio de Maria de Nazaré. Ela aceitou ser a mãe de Jesus. Nela se realiza o grande mistério: pela encarnação de seu filho, Deus dá-nos o máximo de seu amor, entregando-nos o Redentor.
2. Maria: um coração que era sim para o irmão. Deus fez de Maria a mulher cheia de graça e a mais bendita entre as mulheres. Ela é para nós um modelo porque soube colocar-se nas mãos de Deus e dar-se a nós. A atitude de Maria face ao convite de Deus encheu-a de graça e traçou para nós um caminho. Ela é feliz não só pela maternidade corporal, mas porque ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática
(Lc 11,18). Viveu pobre e lutou para sobreviver, mas sempre unida a Deus.
3. Maria: um coração que era sim para Deus. Ela tornou-se Mãe de Jesus e também nossa Mãe. Com as palavras: "Mulher, eis aí teu filho" e "Eis aí tua Mãe"
(Jo 19,26-27), Jesus deu-nos Maria por Mãe. Faz dela a Mãe da Igreja. Não há comunidade reunida em nome de Jesus sem Maria. Ela estava presente no Pentecostes quando a Igreja nasceu.
4. Maria: a mulher que é sim para missão. Ela continua hoje sua missão. Um dia deu-nos Jesus, hoje continua a trazer-nos Jesus e a levar-nos para Ele. Deus quis salvar-nos em Jesus por Maria. Ela, na vida da Igreja tem muitos títulos, mas é sempre Maria de Nazaré, nossa Mãe. Com a Igreja, continuamos a amar Maria e a receber através dela as graças que o amor de Deus nos concede.
5.Maria: a mulher que nos ensina. O Papa João Paulo II disse: "A devoção a Maria é fonte de vida cristã, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai sua voz, segui seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela orienta-nos para Jesus. "Fazei tudo o que Ele vos disser"
(Jo 2,5). E como outrora em Caná da Galileia, encaminha para o Filho as dificuldades dos homens, obtendo d'Ele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria, ela é sempre a "Mãe de Deus e nossa".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.