sexta-feira, 2 de maio de 2014

Idosos desprezados no mundo


Vi recentemente na TV uma reportagem sobre a Somalilândia, com localização no chamado "Corno de África". Estas reportagens permitem-nos viajar sem sair de casa.
Embora tenha proclamado a sua independência da Somália, a mesma não foi reconhecida internacionalmente.
Trata-se de uma região situada no contexto do Saara, o maior deserto do mundo. Pelo que pude observar, é uma zona muito pobre, sem infraestruturas minimamente aceitáveis, com uma clara menorização da mulher , de grande implantação islâmica, com uma vivência social de cunho tradicionalista local.
Segundo a reportagem, os somalilandis são fortes consumidores de khat, uma planta contém o alcalóide chamado catinona, um estimulante similar à anfetamina, que causa excitação e euforia. Organização Mundial da Saúde classificou o khat como uma droga.
Um pormenor chamou a minha atenção. Uma velhíssima carinha percorre os caminhos do deserto para recolher o leite de cabra e de camela que os beduínos vendem para depois ser comercializado na cidade. Como não há transportes, as pessoas do deserto pedem ao homem da carrinha-a-cair-aos-pedaços que lhes dê boleia.
Uma senhora, muito idosa, pediu boleia. Foi-lhe concedida. Na carrinha iam alguns homens. A aflição da pobre velhinha para saltar o taipal da carrinha foi patente. Umas tantas vezes tentou, outras tantas caiu. Mas porque a necessidade aguça o engenho, lá conseguiu finalmente. Ao ver a dificuldade da idosa, nenhum daqueles homens se dignou dar uma ajudinha!! Impressionante. Por ser mulher, certamente...


Há dias, um idoso estava numa longa fila para a caixa do supermercado. As dificuldades do idoso em caminhar e estar de pé eram evidentes para toda a gente. Na mesma fila, mas já perto da caixa, um cavalheiro lança um olhar e rapidamente se apercebe da situação daquele homem. Então pede às 8 pessoas que medeiam entre ele e o idoso que o deixem passar, que lhe dêem a vez, pois ele também o faria. Só uma jovem que, enquanto ia progredindo lentamente, lia um livro, e um outro homem se disponibilizaram, contra o não rotundo dos restantes.
Não, isto não foi na Somalilândia, esta cena aconteceu num supermercado português, bem perto de nós!!!!


É uma vergonha este egoísmo rasca que encharca as pessoas do nosso tempo, sugando-lhes dignidade, cavalheirismo, educação, solidariedade!
Há tempo para tudo, menos para ser simpático com um idoso....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.