domingo, 22 de setembro de 2013

A pobreza em Portugal

No final da última reunião do Conselho Permanente da CEP que teve lugar em Fátima, o padre Manuel Morujão declarou que os bispos portugueses estão a preparar uma Mensagem sobre o emprego e a crise que se vive em Portugal.
Manuel Morujão sublinhou que o governo e as forças sociais têm de proteger os mais débeis, "aqueles que já foram duramente penalizados e que devem ser não apenas poupados a futuros cortes, como ajudados a ultrapassar o limiar da pobreza"
Para a Igreja Católica "é uma prioridade defender os que têm pensões de pobreza e até de miséria", sustentou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Segundo um relatório de Maio deste ano, a pobreza média relativa é mais significativa nas faixas etárias compreendidas entre os 0-17 anos, voltando a atingir um pico a partir dos 76 anos, de acordo com as conclusões do estudo da OCDE sobre distribuição de rendimentos e pobreza em Portugal.
Em Portugal, a pobreza relativa é de 16,2% no segmento dos 0 aos 17 anos, quando a média nos 34 países da OCDE para os quais existem dados é de 13,3%.
Nos segmentos dos 41-50 e dos 51-65 anos, Portugal revela uma percentagem média de pobreza relativa superior à da OCDE, para depois inverter a tendência entre os 66 e os 75 anos (7,6% contra 11,3%).
Já no que diz respeito ao rendimento disponível, em Portugal este marca uma linha ascendente até aos 65 anos, começando a cair a partir dessa idade. Em média, só supera a OCDE (se bem que muito ligeiramente) nas faixas dos 18-25 e dos 51-65 anos.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.