quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Os sarilhos da religião



Educar religiosamente as crianças dá um trabalhão. É muito mais fácil não educar. É muito mais simples deixá-las em paz e sossego com as coisas mundanas da vida em que o mais longe que se vai no que diz respeito ao direito natural é à figura do Pai Natal e à história mercantilista da fada dos dentes. Mais sobrenatural que isto é uma complicação dos diabos. E esta dificuldade aplica-se a qualquer religião. Em qualquer uma o enredo é difícil de explicar e de entender. As metáforas são mais que muitas e os rituais com significados transcendentes são demasiado para as nossas pobres cabecinhas.

As crianças, ao contrário dos adultos, querem saber porquê. Exigem saber o significado de tudo, a razão de ser de cada coisa e qual o objectivo de cada acção. Ora nós, pobres crentes, não sabemos nem metade daquilo que eles querem saber. Nós somos praticantes, religiosos, praticamos os ritos, rezamos, mas pronto. Não perguntamos muita coisa. É assim porque sempre foi e isso chega e sobra para satisfazer as nossas crenças religiosas. Já fizemos as perguntas que queríamos e agora só queremos estar sossegadinhos na intimidade da nossa fé. O que chega e sobra.

As crianças não. Elas querem saber porque é que são baptizadas. Perguntam, com todo o desplante, o que é que acontecia se não fossem baptizadas. Também perguntam porque é que vão à missa, porque comungam, o que é a hóstia, quem é o Espírito Santo, o significado da cruz, etc. Ninguém as cala. Por exemplo, como é que se explica a uma criança a razão pela qual S. Francisco falava aos peixes? Porquê os peixes, se os peixes não percebem nada?

Ora responder a isto tudo é quase impossível. Pelo menos no meu caso. Imagino que as mães judias ou muçulmanas passem pela mesma provação. Também não deve ser fácil explicar ao filho como é que ele vai saber se o Messias já chegou ou o significado das virgens no Céu. Não lhes invejo a sorte.

As crianças não aceitam a religião com a passividade com que nós aceitamos. Se dependesse delas, Maomé e mesmo Jesus teriam de aparecer na televisão todos os dias se quisessem ter quem os seguisse e teriam de explicar tudo muito bem explicadinho sem se valerem de parábolas ou metáforas. Teria de ser tudo muito concreto, preto no branco, para as criancinhas entenderem. Na falta deles, cá estamos nós para elucidar os nossos filhos. Nós, pobres diabos que não percebemos nada do assunto.

A verdade é que explicar religião às crianças, fazer delas católicos praticantes, crentes muçulmanos ou judeus devotos é muito mais difícil do que explicar matemática ou física quântica: os exercícios não trazem soluções e é tudo uma questão de fé.

A verdade é que explicar religião às crianças, fazer delas católicos praticantes, crentes muçulmanos ou judeus devotos é muito mais difícil do que explicar matemática ou física quântica: os exercícios não trazem soluções e é tudo uma questão de fé.

O que nos resta, sendo óbvia a ausência de base racional, é a teimosia. Educar um filho religiosamente é ser teimoso. Somos obrigados a fazer duas coisas que nos custam: sermos minimamente exemplares na prática e coerentes no dia-a-dia. E teimar no discurso. Ora isto obriga-nos a ser crentes praticantes. Para mal dos nossos pecados, não chega sermos apenas crentes. Temos mesmo de praticar alguma coisinha ou as crianças não vão na conversa. Temos mesmo de ler, de rezar, de praticar, enfim, de ter uma dose de trabalho suplementar a que não estamos muito habituados. E de repente, depois de adultos, voltamos a ter aquelas dúvidas que tínhamos quando éramos pequenos, só que agora os explicadores somos nós.

Inês Teotónio Pereira, aqui
 

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