domingo, 15 de setembro de 2024

15 de setembro de 2024: Festa/Convívio no Senhor do Monte

As obras


A Capela do Senhor do Monte é pertença da Junta de Freguesia.
Mais uma vez este ano, por iniciativa da Junta da União de Freguesias Tarouca/Dalvares, realizou-se a festa, que teve lugar no dia 15 de Setembro.
Este ano, os visitantes foram agradavelmente surpreendidos pelos melhoramentos que encontraram.
Estrada alcatroada, capelinha bem tratada bem como o espaço envolvente, mesas e espaço para as refeições, alguma sombra, espaço frente à capela empedrado, etc.
Aquele lugar é lindíssimo, recatado. Precisava apenas de alguns melhoramentos, mormente a nível de acessos, arranjo de espaços, colocação de mesas e de wcs, exploração de água. Falta apenas levar a cabo alguns deste melhoramentos, como é o caso dos wcs, exploração de água. Está pensada a sua concretização para o devido tempo.
Do que vimos e ouvimos, a satisfação da população pelas obras realizadas era notória e clara.
Aplauso para a Junta da União de Freguesias Tarouca/Dalvares pelos trabalhos realizados. Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia estão de Parabéns, assim como os trabalhadores que levaram a efeito os melhoramentos.
Festa/Convívio


Esta encontro/convívio tem sempre lugar no domingo a seguir à Festa de Nossa Senhora dos Remédios.
Durante a manhã, juntamente com responsáveis da Junta, voluntários  ali prestaram vários serviços, mormente no tocante à confeção do almoço ao qual acorreu bastante gente e que decorreu em clima de alegria, simplicidade e mútua ajuda.
Pelas 15h horas, teve início a Eucaristia cantada pela Banda de Tarouca, seguindo-se a procissão à volta da capela.
Seguiu-se um tempo de convívio e de partilha, com a presença de música e a realização de jogos populares. Entretanto, a Junta ofereceu o lanche.
Assinale-se o facto de bastante gente ter acorrido ao local, tanto da União de Freguesias de Tarouca/Dalvares como  de outras terras. Tudo o que contribua para juntar as pessoas de uma freguesia tão dispersa é sempre bem-vindo. As pessoas souberam conviver fraternalmente em são espírito de partilha.

sábado, 14 de setembro de 2024

Valverde celebra Nossa Senhora das Dores

Noite de sábado, 14 de Setembro. Em cerimónia vespertina, Valverde celebra a Senhora das Dores.
Após a procissão de velas, com o andor da Senhora das Dores, que se iniciou na capela, teve lugar a Eucaristia celebrada junto ao nicho de Nossa Senhora das Dores e animada coralmente por pessoas de Valverde e da Paróquia, que também proclamaram a Palavra de Deus. Após a Missa, seguiu-se a procissão de regresso à capela.
Bastante gente na procissão e na Missa. Silêncio e postura de fé, numa noite serena e agradável.
Falou-se de Maria. Das suas dores. Das dores de seu Filho. Das Dores dos seus filhos, que somos nós.
Cristo é o CAMINHO, VERDADE e VIDA. É Pastor e Mestre. Sigamos o seu convite, peguemos na nossa cruz e sigamo-l'O. 
Saibamos distinguir sempre entre as vozes do mundo e a Voz de Deus que liberta. Não sejamos mundanos, mas abertos à voz de Deus, que ela seja o nosso critério de estar na vida. 
Que pelas suas dores , Maria nos ajude a aceitar o plano de Deus e nos alivie as nossas dores e as do mundo.
Parabéns à comissão, à responsável pela Capela e às pessoas que deram o seu donativo e colaboração.
Parabéns às pessoas que marcaram presença.
A Comissão comprou uma cruz e 2 alanternas para as cerimónias religiosas mais comuns. Não precisamos de mais! 
Felicitou-se a Comissão da Capela pelas obras de restauro levadas a cabo na Capela, esmagadoramente realizadas pela Câmara  Municipal a quem se agradece. 


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

NOVO ANO CATEQUÉTICO 2024/25

 - Durante o mês de setembro, os pais cujos filhos ingressam pela primeira vez na catequese, devem fazer a matrícula das crianças na Igreja Paroquial, antes ou depois das Missas dos fins de semana.

- Em 4 de outubro, reunião geral de catequistas às 20.30h, no Centro Paroquial

- Em 12 de outubro, pelas 15h, Abertura do Ano Catequético, na Igreja Paroquial, com a presença dos catequizandos, seus pais e catequistas. Segue-se a reunião de pais e o 1º encontro de catequizandos com os seus catequistas.

- Todas as pessoas – jovens ou adultos – que gostem e se sintam vocacionados para serem catequistas, têm as portas abertas. Apareçam na reunião anunciada.

A missa de catequista é nobilíssima! Apareça.

- Vamos levar muito a sério o novo ano catequético. Sem faltas, com persistência, com alegria. Cristo merece e nós precisamos. A melhor festa da catequese é a que decorre diariamente na família e, em cada sábado, n Centro Paroquial e na igreja. Sem estas, as outras festas de catequese cheiram a balões que rebentam…

- Para o crente - a criança, jovem e pais -, a catequese semanal (catequese e Missa) está antes da qualquer festa de anos, de qualquer desporto, de qualquer cinema, de qualquer passeio. O lugar de Deus na nossa vida só pode ser o primeiro.

- Como acontece num jogo de futebol, a catequese tem 2 partes. A 1ª parte decorre nas salas do Centro Paroquial e a 2ª parte decorre na Igreja para todos. Não pode existir um jogo de futebol com uma só parte. Também não pode existir um encontro paroquial de catequese com uma só parte.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Valverde - Festa em honra de Santa Tecla 2024

Uma vez mais, foi realizada em Valverde a Festa em honra de Santa Tecla, no passado dia 1 de setembro. Um evento de grande relevância cultural e religiosa para a comunidade local.
Esta celebração é uma tradição anual, marcada por devoção, convívio e uma forte ligação às raízes históricas e religiosas da região. A festa reuniu não só os habitantes de Valverde, mas também visitantes de outras localidades, que se deslocam para prestar homenagem à santa padroeira.
A celebração da Eucaristia solene, junto à capela, foi presidida pelo Sr. Padre Paulo. Agradeceu-se a Santa Tecla e pediu-se a sua proteção para a comunidade. A celebração contou com a participação de várias gerações de fiéis, desde os mais idosos, que veem na tradição uma forma de perpetuar a fé, até às crianças, que representam o futuro desta devoção.
Após a missa, deu-se início à tradicional procissão em honra de Santa Tecla, um dos momentos mais emocionantes da festa. A imagem da santa, ricamente adornada com flores e levada em andor, percorreu as ruas da aldeia, seguida por um cortejo de fiéis. Este momento solene foi acompanhado pela banda filarmónica de Tarouca, que interpretou músicas religiosas e hinos tradicionais.
Embora a festa tenha uma componente religiosa muito forte, o lado festivo e comunitário também desempenha um papel crucial. As celebrações estendem-se para além da igreja e das procissões, envolvendo atividades de convívio que promovem a união da comunidade. A música ao vivo, com grupos populares, garantiu a animação durante vários dias.
Para muitos, a festa é também uma oportunidade de reencontro. Famílias que vivem fora da aldeia aproveitam o evento para regressar a Valverde, rever amigos e parentes, e partilhar histórias e memórias. Esta é uma componente essencial das festividades: a celebração da comunidade e a preservação de laços que perduram no tempo.
O evento demonstrou mais uma vez que, em Valverde, tradição e comunidade andam de mãos dadas, mantendo viva a chama da devoção.

Cristina Teixeira

Mordomos para Festa de Santa Tecla 2025: Fernando Bento, Vítor Vitorino, Ana Sofia Teixeira, Orquídea Carvalho,  Inácio Santos, João Paulo Carvalho, Leandro Teixeira, Telma Teixeira, Cristiano Bandeira, Juliana Carvalho. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

8 de Setembro, 2024 - 23º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 

A liturgia do 23.º Domingo do Tempo Comum fala-nos de um Deus eternamente comprometido com a vida e a felicidade dos seus filhos. Ele está presente em cada pedaço do caminho que a humanidade vai percorrendo, orientando os seus filhos e filhas, apontando-lhes a direção que leva à Vida plena, à felicidade sem ocaso.

Leituras: aqui

Os sinais de Jesus
A Palavra de Deus deste domingo é um apelo à esperança, à plena confiança no Senhor. Num momento de tribulação, o profeta Isaías (primeira leitura) levanta-se para reconfortar o Povo eleito que vive no desterro. Anuncia o alegre retorno à pátria: «dizei aos corações perturbados: “Tende coragem, não temais. Aí está o vosso Deus (…) Ele próprio vem salvar-nos”. Seguidamente, Isaías anuncia prodígios que terão o seu pleno cumprimento na chegada do Messias: abrirá os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos, os coxos serão curados e o deserto brotará água. Com Cristo, o Messias anunciado por Isaías, todos os homens serão curados e as fontes das águas não se esgotarão.
O Evangelho narra a cura de um surdo-mudo. Jesus leva o homem a um lugar à parte, pôs os dedos nos seus ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, olhando para o céu, diz: “Efatá! O gesto dos dedos de Jesus significa a poderosa acção divina e a saliva evoca a eficácia que lhe era atribuída para aliviar as feridas. Ainda que a cura tenha sido resultados das palavras de Cristo, o Senhor quis utilizar, nesta ocasião, elementos materiais visíveis para dar a entender de alguma maneira a acção mais profunda que os sacramentos iriam efectuar nas almas. Estes gestos de Jesus descritos no Evangelho têm, de forma muito particular, um sentido baptismal. Na celebração do baptismo, o sacerdote diz: “O Senhor que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te conceda a graça de em breve poderes ouvir a Sua Palavra e de professares a fé”.
 
Surdez da alma
Nesta cura que Jesus realizou podemos ver uma imagem da sua acção nas almas: ele livra a humanidade do pecado, abre-lhe os ouvidos para que escute a Palavra de Deus e solta-lhe a língua para que louve e proclame as maravilhas divinas. Santo Agostinho, ao comentar esta passagem do Evangelho, diz que a língua de quem está unido a Deus “falará do bem, porá de acordo os que estão desavindos, consolará os que choram… Deus será louvado, Cristo será anunciado”. É o que nós faremos se tivermos o ouvido atento às contínuas propostas do Espírito Santo e a língua preparada para falar de Deus aos homens e falar dos homens a Deus.
Existe uma surdez da alma que é pior que a do corpo, porque não há pior surdo do que aquele que não quer ouvir. Infelizmente são muitos os que têm os ouvidos fechados à Palavra de Deus. Não podemos ficar mudos quando devemos falar de Deus e da sua mensagem sem constrangimento algum, antes vendo nisso um título de glória. A falta de fé torna o homem surdo e mudo. Talvez um dos pecados mais graves dos cristãos é esta surdez. Não nos detemos a escutar o Evangelho de Jesus. Não vivemos com o coração aberto para acolher as Suas palavras.

Abre-te!
“Efatá”! Esta é a única palavra que Jesus pronuncia em todo o relato do evangelho. Não é dirigida aos ouvidos do surdo mas ao seu coração. Marcos quer que esta palavra de Jesus ressoe com força na vida dos cristãos. Assim solicita o Papa Francisco: “Jesus revelou-nos o segredo de um milagre que também nós podemos repetir, tornando-nos protagonistas do «Efatá», daquela palavra “Abre-te!” com a qual Ele restituiu a palavra e a audição ao surdo-mudo. Trata-se de nos abrirmos às necessidades dos nossos irmãos sofredores e necessitados de ajuda, evitando o egoísmo e o fechamento do coração. É precisamente o coração, ou seja, o núcleo profundo da pessoa, que Jesus vem «abrir», libertar, para nos tornar capazes de viver plenamente a relação com Deus e com o próximo. Ele fez-se homem porque o homem, que o pecado tornou interiormente surdo e mudo, possa ouvir a voz de Deus, a voz do Amor que fala ao seu coração e assim, por sua vez, aprenda a falar a linguagem do amor, traduzindo-a em gestos de generosidade e de doação de si mesmo.”
Fonte: aqui

terça-feira, 3 de setembro de 2024

O Tempo da Criação, de 1 de setembro a 4 de outubro

 

.

O 1º dia de setembro, que foi proclamado Dia de Oração pela Criação, pela Igreja Ortodoxa Oriental, em 1989. A data foi acolhida por outras grandes igrejas cristãs e pelo Papa Francisco, para a Igreja Católica, em 2015. Desde então unimo-nos a todos os cristãos, para celebrar este “Tempo da Criação”, entre os dias 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação, e 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis. Este ano, o tema proposto é «Esperar e agir com a Criação». O tema inspira-se  nas palavras de São Paulo, a respeito desta Criação, que geme e sofre, esperando a libertação da corrupção que escraviza e a gloriosa liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8,19-25). Na verdade, na raiz da crise ecológica, está uma crise antropológica, isto é, na raiz de todo o mal, está sempre o coração humano, ferido pelo pecado (cf. LS 2), do qual – como nos dizia Jesus (Mc 7,21-23) – brotam todos os vícios, tais como a cobiça, a inveja, a injustiça, a avareza. Dominado por estes e outros vícios, o ser humano, centrado em si mesmo, já não se importa com o que possa suceder com os efeitos nefastos sobre a Criação, que afetarão as gerações sucessivas!

4.Nós, cristãos, que pela Ressurreição de Jesus Cristo, esperamos novos céus e nova terra, somos chamados a lutar, a dar sinais concretos de uma renovada esperança num mundo novo, a partir de uma conversão ecológica, de uma mudança concreta, para um estilo de vida mais saudável, mais sóbrio e simples, adotando algumas medidas práticas, tais como estas: “evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias” (LS 211). “E não se pense que estes esforços são incapazes de mudar o mundo. Estas ações espalham, na sociedade, um bem que frutifica sempre para além do que é possível constatar (…) O exercício destes comportamentos permite-nos experimentar que vale a pena a nossa passagem por este mundo” (LS 212), se isso significar, deixar aos nossos vindouros um mundo melhor. É agindo assim com a Criação, que estaremos a esperançar, isto é, a dar forma real ao parto de um mundo novo!

(Fonte: Amaro Gonçalo, Facebook)