A água: Tornada sacramental, simboliza e significa a ação do mesmo Espírito, no batismo, Paulo confirma: ‘Fomos batizados num só Espírito’; e ‘Todos bebemos de um só Espírito’. (1Cor 12,13).
A unção: Trata-se da unção com óleo que passou a ser sinal eficaz do Espírito, Jesus é o messias, palavra hebraica que significa o ungido. A unção com o óleo, tanto no batismo como na crisma, é sinal da presença do Espírito como na crisma, é sinal da presença do Espírito em nós, também.
O fogo: ‘Apareceram, então, umas línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobra cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo’ (At 2,3). O fogo simbolizou a energia transformadora da ação do Espírito nos apóstolos.
A nuvem e a luz: As nuvens, ora escuras, ora cheias de luz, estão presentes nas diversas manifestações da divindade, narradas na Bíblia. Na anunciação a Maria, o anjo afirma que ‘o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra’ (Lc 1,35). No Monte da Transfiguração, o Espírito se apresenta, também, ‘quando desceu uma nuvem, e os encobriu com sua sombra’. Da nuvem sai a voz ‘Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!’ (Lc 9,34-35).
O selo: Tem quase o mesmo significado da unção. Os batizados recebem, pela unção a marca de DEUS. Pertencem ao Senhor, por seu Espírito. É Cristo que ‘Deus marcou com seu selo’ (Jo 6,27) e é no Espírito que também nós somos marcados com um selo (cf. 2Cor 1,22).
A mão: Era impondo as mãos que Jesus curava os doentes e abençoava as crianças (cf. Mc 6,5; 8,23 e 10,16). A igreja conserva esse gesto na liturgia dos sacramentos para a efusão do Espírito. As famílias piedosas repetem, a toda hora, o mesmo gesto para que Deus permaneça com seus filhos!
O dedo: No hino ‘Vem, Espírito criador’, o Espírito é invocado como o dedo da direito de DEUS! A lei de DEUS foi escrita pelo Espírito, através do dedo de Deus, nas tábuas de pedra. (cf. Ex 31,28)
A pomba: Quando Jesus foi batizado, ‘viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e pousando sobre ele’ (Mt 3,16). O símbolo da pomba, para sugerir o Espírito Santo, é tradicional na Igreja.
O sopro: Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocês’ …Tendo falado isso: soprou sobre os apóstolos, dizendo: ‘Recebam o Espírito Santo’ (Jo 20,22). Quando chegou o dia de Pentecostes, o sopro de um forte vendaval precedeu a chegada do Espírito (At 2,2).
Fonte: http://www.crismanet.hpg.ig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.