quinta-feira, 18 de maio de 2023

8º e último dia de visita pastoral

Ao oitavo dia, último desta visita pastoral, o senhor bispo começou a meio da tarde com a visita ao povo de Cravaz, onde se encontrou com as pessoas e fez com elas uma pequena oração. Apesar de ser um povo com poucas pessoas, isso não diminui o calor humano com que D. António tem sido recebido em todos os lugares desta comunidade paroquial. Tendo sido recebido com uma intervenção de boas-vindas por parte de uma das poucas crianças locais, foi oferecido um cabaz com produtos das gentes locais. Seguiu-se a oração que, uma vez terminada, foi aconchegada por um lanche.

Ao fim da tarde, foi a vez da visita ao último povo: Esporões. Tendo sido recebido com uma chuva de pétalas e uma intervenção de boas vindas, o senhor bispo celebrou aí a Eucaristia, assistida por numerosa assembleia e o grupo coral daí. A visita a este povo terminou com uma oração no principal cemitério da paróquia, pelos defuntos aí sepultados ao longo dos tempos, e uma mensagem de esperança na vida eterna que Jesus Cristo prometeu.

A comunidade da paróquia de são Pedro de Tarouca muito agradece a D. António Couto pela sua visita e deseja que regresse sempre. Também sr. Bispo frisou nos vários lugares por onde passou que as portas do Paço Episcopal, em Lamego, estão abertas para todos os que o quiserem visitar aquando de qualquer passagem por Lamego.

Poderia estranhar-se a ausência de uma passagem por Santa Helena e outra pelo Castanheiro do Ouro. No primeiro local, isso compreende-se pelo facto de o senhor bispo já ter marcado na agenda a sua presença no dia da festa da santa, no segundo Domingo de Julho. Quanto ao segundo local, a presença de D. António será sentida numa visita à construção da nova capela cujo início está para breve (e a seu tempo será anunciado).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.