sexta-feira, 12 de maio de 2023

3º dia de visita pastoral



Na quinta-feira, dia 11 de Maio, decorreu o terceiro dia da visita pastoral do sr. bispo da diocese de Lamego à paroquia de São Pedro de Tarouca.

Nesse dia fomentou-se a relação com as entidades políticas através de uma visita institucional à Câmara Municipal de Tarouca e à Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares. Assim, recebido pelo sr. presidente da Câmara Municipal, Valdemar Pereira, e restante executivo, D. António foi brindado com um hino a um mundo melhor. Já no salão nobre dos Paços do Concelho, discursaram ambas as autoridades, salientando cada uma o ponto de vista que lhe compete: político e religioso respetivamente.

Após os discursos, o sr. presidente da Câmara presenteou o sr. bispo com uma visita guiada aos vários departamentos instalados nos Paços do Concelho.

A meio da tarde, D. António visitou a sede da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares. O sr. presidente da Junta, Rui Raimundo, homenageou o sr. bispo com um discurso sereno. Na sua intervenção, D. António explicou a relação entre os conceitos de freguesia, paróquia e fregueses, apontando a vida eterna como aquilo que nos espera a todos.

Ao final da tarde, foi a vez dos povos de Quintela, Ponte das Tábuas e Vila Pouca participarem na Eucaristia celebrada pelo sr. Bispo, na belíssima capela de Nª S.ra das Necessidades. Na união destes povos ficou espelhada a fraternidade daqueles que são irmãos em Cristo.

Ao início da noite, D. António encontrou-se com os vários grupos cristãos existentes na comunidade paroquial para participar da  refeição do jantar que os grupos partilharam, escutar a apresentação da atuação específica de cada um, os seus anseios e as suas alegrias. O dia terminou com uma breve síntese feita pelo sr. bispo sobre a verdadeira essência da Igreja: a comunidade fundada em Cristo, em contraste com o individualismo; e o anúncio, em contrate com uma religião fechada em si própria. Uma comunidade chamada, desde já, a viver a vida eterna que está em nós desde o nosso batismo.

Tiago João

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.