quarta-feira, 23 de novembro de 2022

BATISMOS - II: Há que mudar!

Sobre o Batismo, a Igreja indica que, “tratando‐se de um Sacramento da Igreja, por conseguinte da comunidade cristã, em que a família, pais e padrinhos se incorporam e de cuja vida/missão participam, o Batismo deve realizar‐se, sempre que possível, numa celebração da própria comunidade paroquial.”
Na nossa Paróquia, na Missa dominical das 11h, poderá sempre celebrar-se o Batismo.
 

O Batismo é para quem tem fé

NÃO se batiza a criança para que ela receba prendas; para que tenha um padrinho rico ou importante; para que seja fotografada, sozinha e com os presentes; para juntar a família; para uma jantarada com familiares e amigos. Se é para estas coisas, que se aproveitem as datas do seu aniversário.  

NÃO se batiza a criança apenas para cumprir tradições, estilo, “os meus pais, avós e bisavós também foram batizadas. Quero fazer aos meus filhos como me fizeram a mim. O Batismo é uma opção consciente pela fé da Igreja.

NÃO se batiza para que a criança se sinta socialmente enquadrada. Para que não se sinta mal no meio de coleguitas que são batizados.  O Batismo não é “um Maria vai com as outras…”

NÃO se batiza uma criança em obediência a velhos preconceitos e medos. “Sem Batismo, a criança não tem alma.” Ou “sem Batismo a criança, se morrer, não vai para o Céu.” E ainda “Sem batismo a criança não pode entrar na Igreja”.  Tudo isto não tem qualquer sentido! É preciso ter sempre presente que Deus não condena crianças.

Só há uma razão fundamentalmente válida para batizar: ter fé!

Que fé? A fé da Igreja como se diz no momento da celebração do Batismo: “Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor”.

A fé é minha quando professo a fé da Igreja.

Aliás. No momento do Batismo, a pergunta é feita aos pais; “QUE PEDIS À IGREJA PARA O VOSSO FILHO?”

Ora quem pede não exige, aceita.

Os 7 Sacramentos são de Cristo que os confiou à sua Igreja para ela os administrar. Agradecemos a Cristo pelo dom dos Sacramentos, acolhamos a administração da Igreja.

Batizar para educar na fé

Não basta plantar couves. É preciso cuidar delas: regar, sachar, adubar, combater as lagartas… Se não forem cuidadas, umas morrem, outras acabam comidas pelas pragas, algumas ficam raquíticas.

O mesmo acontecem com a fé. Não basta batizar. É preciso cuidar, com o exemplo e a palavra. Os pais são os primeiros e principais catequistas de seus filhos, porque a fé nasce e cresce ao colo da mãe com o exemplo do pai.

Cuidar da fé dos filhos. Como? Rezando cada dia em família, participando todos na Missa dominical, falando de Deus desde o berço, testemunhando a fé com a vida que os pais levam…

Deus faz sempre a sua parte, mas nunca prescinde da colaboração humana.

Que faz em nós o Batismo?

“Pelo Batismo fomos, pois, sepultados com Cristo na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova.” (Rom. 6, 4)

- O Batismo enxerta-nos em Cristo, somos salvos na sua morte e ressurreição para nos tornarmos novas criaturas.

- Enxertados em Cristo, somos n’Ele filhos muito amados de Deus nosso Pai.

- Se somos filhos, somos herdeiros da vida eterna.

- Se todos recebemos o mesmo Batismo de Cristo, então todos somos irmãos, família e povo de Deus, Igreja de Cristo, irmãos de irmãos.

- Cada batizado é templo do Espírito Santo, morada santa de Deus.

- Batizados em Cristo, participamos da sua missão, somos enviados, tornamo-nos missionários.  Todos batizados, todos enviados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.