quinta-feira, 22 de julho de 2021

25 Julho 2021 - 17º Domingo do Tempo Comum - Ano B



Entrada:

Décimo Sétimo Domingo do Tempo Comum. Dia Mundial doa Avós e dos Idosos, com o tema «Eu estou contigo todos os dias».

Diz o Papa: Não importa quantos anos tens, se ainda trabalhas ou não, se ficaste sozinho ou tens uma família, se te tornaste avó ou avô ainda relativamente jovem ou já avançado nos anos, se ainda és autónomo ou precisas de ser assistido, porque não existe uma idade para aposentar-se da tarefa de anunciar o Evangelhoda tarefa de transmitir as tradições aos netos. É preciso pôr-se a caminho e, sobretudo, sair de si mesmo para empreender algo de novo.

 No Evangelho de hoje, Jesus perante uma multidão faminta, realiza o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. É isso que o Senhor nos pede hoje: multipliquemos afetos, cuidados, carinho, atenção, desvelo com os avós e idosos. É isso que o Senhor pede aos avós e idosos: multipliquem a fé, a oração, o exemplo, as histórias, o testemunho com os mais novos.

Na Eucaristia celebramos Cristo, Pão da Vida.  Que ELE alimente e fortaleça as relações entre as gerações diferentes, porque sem raízes a árvore não se abre ao futuro dos frutos.


Pai Nosso

Papa Francisco diz aos Avós e Idosos:

"Atenção! Qual é a nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Não vos esqueçais disto."

Rezemos. 

 

Final (após o cântico de Ação de Graças)

Oração a S. Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus

Ó Beatíssimos pais de Maria, avós de Jesus, S. Joaquim e Santa Ana, nós vos saudámos e bendizemos.

Alegramo-nos de todo o coração pela vossa glória e por aquele sublime privilégio pelo qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.

Senhor, por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembrai-Vos daqueles a quem deste o dom da vida longa: os anciãos e sobretudo nossos os avós.

Recompensai-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoai-os das suas falhas.

Tornai seus dias felizes e dai-lhes a Vossa graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios desta fase da sua vida.

Senhor Jesus, pedimos a bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente os nossos avós, idosos da nossa comunidade e de todo o mundo, especialmente os mais abandonados, os mais sofredores e os menos assistidos.

Senhor, pedimos a graça de saber valorizar os idosos, de saber dar-lhes atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade. Sabemos que, se Vossa bondade o conceder, um dia, também seremos idosos e sabemos que a vida é uma aprendizagem..

Por isso, Senhor, dai-nos a graça de saber envelhecer, a maturidade, a sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas para que cada dia seja um passo rumo à Vossa presença.

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades.

Que a nossa presença junto dos idosos os leve a superar o sentimento de solidão e nos ajude a ser o ouvido que escuta, a mão estendida e o coração que ama.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.